Palmeira terá estantes do Pegaí Leitura Grátis

Pelo menos duas estantes com livros estarão disponíveis
O projeto “Pegaí Leitura Grátis” criado em 03 julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa está presente em 15 municípios do Estado. Palmeira terá estantes com livros, para incentivar o hábito da leitura, no Fórum local e na Papelaria Linhas e Rabiscos.
Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o trabalho é mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos.
Em entrevista à Rádio Ipiranga, Rute Mika, voluntária do Pegaí, contou que já existe uma estante com livros no município, na Huhtamaki do Brasil, empresa parceira que já arrecadou mais de 10 mil livros para o projeto. Os novos pontos devem ser instalados após este período de pandemia da Covid-19.
Cerutti, que também participou da entrevista (via telefone), contou que atualmente são 67 estantes e 184 pontos de coleta de livros. “Nestes mais de seis anos do “Pegaí” já foram inseridos mais de 300 mil livros. Somos em 157 voluntários que realizamos este trabalho”, destacou o professor.
Os livros doados são separados e registrados pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, as obras são disponibilizadas nas estantes, onde a população pode emprestar. Não é preciso fazer nenhum cadastro, basta encontrar uma das estantes Pegaí, pegar o título do seu gosto, levar para casa, ler e devolver nos pontos de coleta quando terminar a leitura. Idomar finalizou o bate papo com a frase: “nossa missão é aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.
Ajude a manter o projeto
Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar. O Pegaí precisa de obras do “gênero literário” (poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios, gibis, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Livros de estudo, técnicos, religiosos, listas telefônicas, manuais, apostilas, revistas, dicionários, enciclopédias não são aceitos.
O Pegaí funciona com o apoio de muitos voluntários e também de muitas empresas e entidades dos mais diversos setores. Quem desejar ajudar com trabalho voluntário no Pegaí Leitura Grátis, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Fotos: Bruna Camargo.
Notícias Relacionadas
Campanha solidária atinge meta e garante cirurgia para Rian dos Santos Gabri
No último domingo (13), a comunidade da Vila Rosa demonstrou mais uma vez sua força e solidariedade ao participar de um evento beneficente no salão de festas da igreja local. A iniciativa teve como objetivo arrecadar recursos para Rian Leia Mais
Secretária Leandre Dal Ponte confirma investimentos para o Lar Sagrada Família
A secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, que visitou Palmeira no início deste mês em agenda voltada ao fortalecimento de políticas públicas para mulheres e à promoção da igualdade racial. Na Câmara Municipal, Leia Mais