Palmeira tem apenas 34% das propriedades legalizadas com a atualização do rebanho, saiba como regularizar essa situação

Palmeira tem apenas 34% das propriedades legalizadas com a atualização do rebanho, saiba como regularizar essa situação

Publicado em: 22 jun, 2022 às 8:36

A campanha de atualização foi criada para substituir a campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná, já que o Estado recebeu, em maio do ano passado, o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com a atualização, a Adapar pode reunir informações consistentes para qualificar o trabalho de vigilância.
A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos e caprinos). A partir de 1º de julho, as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Adapar ficam impedidas de retirar GTA (Guia de Trânsito Animal).
O Médico Veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Adapar), Rafael Souza Bernabé comenta sobre a atualização do rebanho no município, inclusive chama a atenção para a baixa porcentagem de propriedades legalizadas e o prazo encerra no dia 30 deste mês. “Estamos na reta final da campanha de atualização de rebanho no estado do Paraná, faltando apenas 10 dias para encerrar o prazo, a atualização é exigida para todas as espécies de animais existentes na propriedade, como por exemplo, bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos ou vinos e caprinos. A partir do dia primeiro de julho, as propriedades que não estiverem atualizadas ficam impedidas de retirar a GTA e também sujeitas a pena de multa. Lembramos que essa declaração possibilita que o estado planeje as ações de vigilância sanitária com vistas a conter rapidamente surtos de doenças nos animais. O índice de atualização de rebanho do município de Palmeira está muito baixo, apenas 34% das propriedades do município efetuaram a atualização do rebanho. Porto Amazonas também está com índice bem baixo, apenas 33% das propriedades efetuaram atualização do rebanho. Produtor, atualize o seu rebanho até o dia 30 de junho, evitando a penalidade de multa no valor mínimo de 1273,10 reais, e o bloqueio na emissão de GTA”, explicou Rafael Souza Bernabé.
Os produtores rurais podem fazer a atualização pelo site da Adapar, em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento do município (prefeituras), e também por meio do aplicativo Paraná Agro.

Texto com informações de Agência Estadual de Notícias
Foto: José Fernando Ogura/AEN