Palmeira recebe oficina gratuita de Gastronomia Tropeira

O município de Palmeira será o primeiro a receber uma oficina gratuita sobre a culinária tropeira, como parte do projeto Experiência Tropeira, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur). A oficina acontecerá na próxima quarta-feira (30/04), a partir das 18h, no Clube Palmeirense (Rua XV de Novembro, Nº 476). A atividade tem o apoio da Prefeitura de Palmeira e parceria com o Senac Estação Saudade, e será conduzida pelo experiente instrutor Gilson Rosa.
Destinada a gestores de empreendimentos gastronômicos, cozinheiros, chefs e demais interessados, a oficina terá duração de quatro horas e abordará não apenas a preparação de pratos típicos da culinária tropeira, mas também a operacionalização de cozinha para criar experiências gastronômicas autênticas. Ao todo, serão disponibilizadas 12 vagas, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link: https://www.sympla.com.br/adeturcamposgerais.
A culinária tropeira, uma herança da atividade comercial iniciada no século XVII, exerce grande influência na cultura dos Campos Gerais. A oficina tem como objetivo resgatar e valorizar essa tradição, incentivando sua implementação nos cardápios dos estabelecimentos da região. Cristina Soltovski de Oliveira, gerente executiva do Senac Estação Saudade, explica que a ação visa atrair a atenção dos profissionais da gastronomia para um tema pouco explorado. “Destacar essa cultura contribui para sua presença cada vez mais no cotidiano dos paranaenses”, afirma.
Além de Palmeira, o projeto Experiência Tropeira promoverá oficinas também nas cidades de Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ortigueira. O projeto conta com o patrocínio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Gilson Rosa: O Instrutor da Oficina
Com 25 anos de experiência no mercado de hospitalidade, Gilson Rosa é especialista em alimentos e bebidas, com ênfase na harmonização entre pratos e bebidas. Ele tem atuado na implantação, reestruturação e crescimento de negócios de alimentação, focando na operação de processos e pessoas. Além de palestrante, Gilson também foi jurado em diversos eventos do segmento de alimentação e tem passagens pelo ensino no Senac São Paulo, Instituto Federal de São Paulo e SEBRAE São Paulo.
Sobre o Projeto Experiência Tropeira
O Experiência Tropeira é uma imersão cultural que visa valorizar o tropeirismo nos Campos Gerais. O evento, que combina história, música, teatro e gastronomia, ocorrerá em áreas rurais de Palmeira, Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Ortigueira, oferecendo uma vivência única da cultura tropeira. A imersão será marcada por uma encenação teatral participativa e uma roda de viola, com duração de cerca de três horas. Além disso, o evento inclui transporte gratuito para os participantes. Detalhes sobre a programação e a disponibilização dos ingressos serão divulgados em breve.
Em junho, o projeto também realizará um seminário regional voltado para o fomento a negócios relacionados ao tropeirismo, em parceria com o Sebrae. O seminário reunirá empreendedores, guias de turismo, gestores públicos e pesquisadores para workshops e discussões sobre o tema.
Notícias Relacionadas
Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira realiza Ciclo de Palestras
Começa hoje (23) o Ciclo de Palestras Maria do Rosário Kapp Knechtel, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP). O evento é uma das atividades alusivas ao aniversário de 206 anos de história oficial do município e Leia Mais