Palmeira permanece com duas exposições abertas

Palmeira permanece com duas exposições abertas

Publicado em: 29 jan, 2022 às 12:23

Palmeira continua com duas exposições abertas para visitação; uma no Museu Histórico e a outra na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), ambas com resgate à cultura polonesa.
A primeira exposição está sediada no Museu Histórico de Palmeira e se chama “Identidade Polonesa através dos manuscritos de Helena Orchanheski”. De acordo com o Assessor de Cultura, Paulo Henrique Taufer, esta exposição trata da história da imigração dos poloneses na região de Canta Galo e Santa Bárbara, e também fala da identidade polonesa muito ligada a uma religiosidade católica, e como esta identidade ligada a religião, ao catolicismo, foi fundamental na presença e na perseverança destes imigrantes e seus descendentes na região de Palmeira. “Tendo como base estes manuscritos, feitos pela dona Helena, tanto em português como em polonês, alguns são traduções de orações, de cartas, de documentos que dona Helena foi produzindo e foi coletando ao longo da sua vida”, explicou o historiador.
A segunda exposição se chama “Meu Coração de Polaco Voltou” sobre as origens polonesas na obra de Paulo Leminski, poeta e escritor do Século XX.  “A obra fala justamente sobre a identidade polonesa do escritor. Esta obra está exposta na Central de Atendimento ao Cidadão, e foca na parte cultural e na identidade polonesa, é uma linha genealógica, um estudo genealógico da história do Paulo Leminski, da sua biografia e da biografia da família Leminski no Paraná”, contou Taufer.
O Assessor de Cultura destacou que são duas exposições que acabam compondo todo um cenário que foi montado para a valorização da história e cultura polonesa, não só em Palmeira mas em todo o Paraná. “Afinal de contas em 2021, foi o ano em que se comemorou os 150 anos da Imigração Polonesa em nosso Estado. Palmeira como parte desta história apresenta duas expposições  que fazem esta valorização e prestigiam a história desta etnia tão importante para nossa cidade”, disse ele.
A exposição no CAC funciona das 08h às 12h e das 13h às 17 horas, de segunda a sexta feira até dia 10 de março. A exposição no Museu Histórico funciona de terça a sábado, sendo de terça-feira a sexta-feira das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. No sábado das 13h às 18 horas. A exposição também ficará exposta até o início do mês de março, conforme informações da Secretaria de Cultura e Turismo.

Texto: Bruna Camargo, Elder Scolimoski e Rinaldo Agottani
Foto: Elder Scolimoski/Arquivo Ipiranga FM