Palmeira oficializa a participação na Rota do Queijo Paranaense
O Paraná possui a sua Rota do Queijo e uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) foi lançada na quinta-feira (09), na sede do instituto, em Curitiba, com objetivo de incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo.
Inicialmente o instituto cadastrou 33 propriedades em 23 municípios de várias regiões do Estado, onde se produz desde queijos finos até os coloniais. Flávia Almeida Silva Leão, do IDR-Paraná comenta sobre a integração de Palmeira no programa. “Hoje o Paraná é o segundo maior produtor de leite, e a gente sabe que o queijo tem um poder de agregar valor e produção, além de apresentar um forte potencial turístico. A nossa meta é ampliar o número de agro indústrias e também estabelecer a produção do queijo como atrativo pra turistas do Estado e de todo país, é uma honra desenvolver esse trabalho aqui em Palmeira de incluir os queijos nessa rota, eu acredito que é uma grande oportunidade de levar o nome de Palmeira pra outras regiões do Estado, e também valorizar os nossos agricultores e tudo o que eles produzem aqui”, disse Flávia.
De acordo com a agrônoma e produtora de queijos, Carolina Baptista, a família já está nessa atividade há anos. “Estamos em atividade já há 6 anos e há 3 anos estamos legalizados no selo de inspeção municipal, mas essa atividade da nossa família vem desde 1939, quando meus avós abriram a queijaria deles”, disse.
Ela comentou também, que hoje a principal renda da propriedade, é a venda de queijo, mas o ingrediente principal da receita é o amor pela produção e tradição familiar. “Essa receita será passada para os nossos filhos, o queijo Porungo, é o carro-chefe da nossa queijaria mas também temos nozinhos e requeijão de alta qualidade, além de queijos de vários sabores e temperos”, disse Carolina.
Em novembro eles participaram do Concurso Internacional de Araxá e foram premiados com medalha de prata com o queijo Porungo. “Há alguns dias atrás, fomos indicados e premiados no Prêmio Gourmet da Gazeta do Povo, em Curitiba, foi um evento muito interessante que envolveu pessoas super importantes e conhecidas da gastronomia, tivemos o prazer de estar presente”, comentou.
Carolina reiterou a importância do Projeto da Rota do Queijo. “Participamos do lançamento da Rota do Queijo Paranaense, e as pessoas terão a oportunidade de ver o mapeamento de todas as queijarias, esse projeto agrega valor ao produto, estamos animados para receber as pessoas de vários lugares diferentes, que não vem só pelo nosso produto, mas vem pela nossa cidade, estamos nos adequando para receber esses turistas, estamos localizados na Vila Militar, quem tiver interesse em nos visitar é bem-vindo”, finalizou Carolina.
Da redação
Fotos cedidas por Carolina Baptista
Notícias Relacionadas
Cafpal recebe R$ 429 mil para construção de sede própria em Palmeira
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) recebeu recentemente um repasse de R$ 429 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a construção de sua sede própria. O valor foi aprovado por meio de Leia Mais
Agricultor Roberto Gurski fala sobre a repercussão da matéria no Globo Rural
Após a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural sobre atividades desenvolvidas em uma propriedade familiar de Palmeira, o agricultor Roberto Gurski, conhecido como “Beto do Feijão”, compartilhou a repercussão positiva que a matéria trouxe para seu Leia Mais