Palmeira está entre cidades paranaenses contempladas com o projeto “Contem Arte”
Sendo aberta a população na sexta-feira (20), estendendo-se até o próximo dia 24; Palmeira irá receber o projeto cultural “Contém Arte”, inscrito no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (CPROFICE) edital nº 01/2017. Trazendo para a cidade arte de três artista do estado, sendo um deles palmeirense.
Segundo o secretário de Cultura, Waldir Joanassi, receber trabalhos de palmeirenses é gratificante, pois demostra a riqueza cultural presente no povo palmeirense. “Muitos artistas levam a cidade de Palmeira para reconhecimento em âmbito nacional ou até internacional. Isso merece atenção e prestigio, é gente nossa sendo reconhecida por seu talento nas mais diferentes áreas culturais e artística, isso é riqueza na diversidade cultural”, afirma Joanassi.
Para o artista palmeirense, João Paulo Leão, de forma empolgante fala sobre a vinda para sua cidade natal, trazendo sua exposição. “Apresentar o trabalho em minha cidade natal é muito gratificante, assim como levar para outas cidades do estado em um projeto tão bacana e inovador. Para mim é fundamental fazer e compartilhar arte, é a maneira que encontrei para dar sentido à minha existência enquanto ser humano e uma contribuição mais significativa para a humanidade.”
O contêiner marítimo com a mostra artística ficará localizado na Praça do Cemitério, com funcionamento das 10 às 17 horas, com entrada gratuita. Em paralelo acontece também oficina com os artistas João Paulo e Ivana Lima, onde abordaram a temática de produção e aplicação de procedimentos artesanais digitais de inúmeras possibilidades de resultados. A oficina acontece no auditório da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes, no dia 20, das 14 às 16:30, aberta para todos os públicos e gratuita.
“Contém Arte”
O projeto “Contém Arte” é uma galeria de arte itinerante, exposta dentro de um container marítimo, contendo obras de três renomados artistas da cena paranaense no segmento arte – digital.
Sendo eles: João Paulo é um pintor paranaense nascido e criado em Palmeira, entre 2011 e 2013 residiu em São Paulo, frequentou o Ateliê de modelo vivo do CCSP e fez cursos livres de desenho e pintura na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Instituto Tomie Ohtake. Sua arte é figurativa, cujo tema principal é a diversidade humana, reúne para a galeria itinerante obras da série “Expressões Contemporâneas”.
André Coelho, artista visual, designer gráfico e ilustrador curitibano, formado em Design Gráfico pela PUC-PR, ele assina a coordenação da exposição e apresenta a composição de suas obras retiradas das séries “Jardim da Noite”, “Do Meu Jardim” e “Quanto Vale?”, que ilustram o universo próprio criado pelo artista nos últimos oito anos.
Ivana Lima é artista visual, natural de Curitiba, Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, além da sua produção artística pessoal, trabalha desenvolvendo oficinas de Arte e Educação em Escolas e Projetos Sociais. No projeto Contém Arte apresentará gravuras da série ‘’Poemas Sem Rosto’’, que referem-se aos tempos de criança.
O container “Contém Arte” percorrerá além de Palmeira as cidades da Lapa, Rio Branco do Sul, Antonina e Morretes respectivamente, onde o público em geral terá acesso gratuito à visitação.
Imagem: Divulgação
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais