Palmeira encaminha coleta de paciente suspeito de coronavírus para 3ª Regional de Saúde

Palmeira encaminha coleta de paciente suspeito de coronavírus para 3ª Regional de Saúde

Publicado em: 28 mar, 2020 às 9:52

Uma pessoa permanece internada em Palmeira suspeita de coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak trata-se de um homem de 67 anos, que foi constatado com síndrome respiratória aguada grave.
Segundo a Secretaria, o paciente deu entrada na tarde de sexta-feira (27) no Hospital de Caridade da cidade. “Ele se enquadra nos critérios para coleta de exames para verificação inclusive do vírus Covid-19”, explicou Fabiani que confirmou que já foi realizado a coleta e encaminhado para a 3ª Regional de Saúde e dentro de cinco a sete dias o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) divulgará o resultado.
Fabiani também falou à reportagem da Rádio Ipiranga que este senhor esteve em Curitiba na semana passada. Segundo ela, se o homem tiver melhora do quadro clínico ele receberá alta e ficará em isolamento domiciliar, ao contrário, permanecerá internado.

Monitoramento
A Secretaria Municipal de Saúde informou que até a tarde de sexta-feira (27) havia 28 pacientes assintomáticos em monitoramento domiciliar. Pessoas que estiveram fora do país ou em outros estados.
Além disso, existem também 33 pacientes sintomáticos, que se enquadram como síndromes respiratórias causadas por vírus respiratórios e que também estão em isolamento familiar.  Fabiani informou que o paciente suspeito não estava em nenhum destes grupos.
Ela também explicou que o Governo Federal e Estadual não disponibilizam insumos para testes em massa. “Com isso, não podemos realizar a testes dos pacientes que apresentam sintomas respiratórios, que podem ser provocados por vírus Influenza, vírus que provocam resfriado, outros vírus respiratórios e covid-19, todos com clínica e sintomatologia parecido”, explicou a Secretaria.

Foto: Elder Scolimoski