Palmeira e outros oito municípios dos Campos Gerais firmam parceria para fortalecer o turismo regional

Nove municípios dos Campos Gerais estão juntos em uma nova iniciativa para fortalecer o turismo e impulsionar a economia da região. O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira pelos prefeitos, pelo deputado estadual Moacyr Fadel e pelo secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Sengés, Tibagi e Ventania fazem parte do projeto. O objetivo é criar roteiros integrados e valorizar as identidades locais, promovendo cultura, aventura, gastronomia e natureza.
Entre as ações anunciadas estão a realização do 1º Festival da Primavera do Paraná, em setembro, e o reconhecimento da pavimentação da Estrada do Cerne como projeto de alta relevância para o turismo. Outro destaque é a Patrulha do Turismo, uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública para reforçar a segurança em áreas turísticas.
“Prefeitos, vereadores e deputados têm um papel de destaque na implementação de políticas públicas que incentivem o turismo, como a criação de infraestrutura adequada e a promoção de eventos locais”, disse o secretário. “E o trade está integralmente inserido nesse cenário da cadeia produtiva. Juntos, vamos trabalhar para trazer cada vez mais turistas para o Paraná”, disse o secretário, agradecendo o convite e a participação do deputado estadual, Moacyr Fadel.
Território
Campos Gerais é composto por dezenove municípios: Arapoti – Carambeí – Castro – Curiúva – Imbaú – Ipiranga – Ivaí – Jaguariaíva – Ortigueira – Palmeira – Piraí do Sul – Ponta Grossa – Porto Amazonas – Reserva – São João do Triunfo – Sengés – Telêmaco Borba – Tibagi – Ventania. A região é conhecida pelas áreas verdes de preservação, cânions e cachoeiras e pela forte arquitetura religiosa e turismo gastronômico.
Na região, o turista pode encontrar diversos locais que relembram o período de colonização, como o Moinho Holandês e o Museu da Colonização Holandesa, em Arapoti; a Colônia Witmarsum, em Palmeira, além de vários museus e casas de Memória. As fazendas históricas remetem também ao período do tropeirismo, tanto pela culinária quanto pelo artesanato em palha de milho e lã de carneiro.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Daniel Calvo – Prefeitura de Castro
Notícias Relacionadas
Parlamento Jovem realiza visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde
Integrantes do Parlamento Jovem de Palmeira realizaram no dia 24 de junho uma visita técnica à Secretaria Municipal de Saúde. A ação teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da pasta e acompanhar as respostas às proposições apresentadas Leia Mais