Palestra 'Dia D Acessibilidade' destaca capacitação de pessoas com deficiência

Palestra 'Dia D Acessibilidade' destaca capacitação de pessoas com deficiência

Publicado em: 5 set, 2019 às 16:48

A gestão atual da Prefeitura Municipal de Palmeira, busca abranger toda comunidade e seus munícipes, expandindo seu olhar para atender de melhor forma e proporcionar para que haja melhorias na qualidade de vida aos mesmos. Deste modo, buscou através de suas Secretarias, realizar eventos com diversidade de assuntos e temas, que atendessem a população, em comemoração alusiva ao Bicentenário.
Desta forma, o mês de setembro conta com atividades promovidas pelas Secretarias de Finanças em parceria com a Secretaria de Industria e Comércio. Uma delas foi na noite da última quarta-feira (04), onde em parceria com o Senai – PR, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; a Agência de Fomento Paraná e a Associação Comercial e Industrial de Palmeira – ACIP; promoveu a palestra “Dia D Acessibilidade”, com a doutora em economia e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Augusta Pelinski Raiher.
A conversa com a professora Augusta teve por finalidade a compreensão local de empresas e empregadores sobre a capacidade da pessoa com necessidade especiais diante do mercado de emprego. Trazendo um estudo aprofundado do mercado em âmbito local e nacional. “Os números são expressivos quando tratamos de mão de obra, já foram gerados na nossa gestão, mais de mil vagas de capacitação gratuita, para profissionalizar a mãe de obra local”, enfatizou o Secretário de Finanças, Eloior Voichicoski.
Além da palestra, a diretora da APAE de Palmeira, Michele de Freitas Kapp, explanou sobre o trabalho realizado os alunos ligados a instituição, que atende pessoas com necessidades especiais (motoras e cognitivas), de zero a 55 anos, sem limite de idade. Dando auxilio nas diversas bases, como saúde, educação e assistência Social, a equipe da APAE, prepara os alunos para o mercado de trabalho. “O empregador precisa ter em mente que está abrindo a porta da sua empresa para uma pessoa que merece uma atenção especial, mas que esta tem capacidade de desenvolver a sua função, tão bem quanto as outras empregadas”, explica Michele que complementa, “as oportunidades de trabalho para eles, faz com que motive o indivíduo a saber que é capaz e estimula ainda mais sua independência”, afirmou.