Paisagismo elaborado pelo VPA encerra trabalhos externos da Igreja Matriz

Paisagismo elaborado pelo VPA encerra trabalhos externos da Igreja Matriz

Publicado em: 19 dez, 2018 às 15:18

Próximo de completar 50 anos em 2019, o Viveiro Porto Amazonas (VPA), é a empresa responsável pela elaboração do paisagismo em torno da Igreja Matriz.

O jardim em torno da igreja faz parte do projeto de recuperação do prédio histórico, construído em 1819 que deu início a cidade de Palmeira.

O empresário e biólogo Leonel Anderman (Leco), proprietário do VPA, expressou a satisfação que sente em fazer parte desta revitalização. “Pra nós é muito importante esse trabalho, fomos convidados pela Paróquia, que sugeriu o projeto e nós já tínhamos essa intenção em fazer um paisagismo, além de acompanhar toda essa reforma, como está acontecendo agora”.

Em entrevista ao Noticiário P7 da Rádio Ipiranga, Leco explicou quais procedimentos contemplam o projeto. O cercado do jardim, conhecido pelo nome de “buchinho” está a mais de 20 anos não só na Igreja Matriz, mas como na extensão da Praça Marechal Floriano Peixoto, desde a administração do Prefeito Mussolini Mansani. Segundo ele, como existe uma padronização e por se tratar de uma planta muito bonita, ela será mantida. “Justamente para fazer a delimitação da calçada com a jardinagem e evitar que as pessoas pisem na grama”, explicou o empresário.

Ele também informou que além da troca de todo gramado, haverá mudanças na característica do jardim.  “Vamos plantar outra geometria de plantas, fazer canteiro continuando pelos muros de pedra e também vamos inserir muitas flores, para dar um colorido maior nesse paisagismo”, relatou Anderman.

Segundo o empresário, a expectativa é de que para 2019 a parceria seja mantida, preservando assim, o trabalho realizado. Para ele, este projeto se constitui como uma forma de agradecimento e de reforçar laços com o município. No local haverá algumas placas indicando que a manutenção do espaço é de responsabilidade do VPA. “Para nós é muito importante essa parceria, mostrar que estamos inseridos também nesses projetos. Além de uma forma de agradecer também, não só a Deus, mas também a comunidade, que nos ajuda a manter nossos negócios, prestigiam nossos eventos, compram nossos produtos. Ficamos muito felizes mesmo de estar participando e temos certeza que é um jardim de vários e longos anos para enfeitar esse cartão postal de Palmeira”, exclamou o biólogo.

De acordo com Anderman, os trabalhos deverão ser concluídos em breve. “Temos certeza que até o fim do ano vai estar 100% pronto, queremos até o Natal estar com a grama plantada. Queríamos ter entregado na festa da padroeira, mas ficamos protelando devido ao calor, porque quando você planta em um calor muito intenso, não há problema desde que possa dispor de muita água”, disse Leonel. Segundo o empresário o resultado do jardim ficará muito mais visível após seis meses de conclusão. “No entanto para esse Natal e Ano novo já teremos novidades bem legais para pessoal tirar foto e aproveitar esse cartão postal”, finalizou o empresário.

Localização

O VPA possui uma área de mais de um milhão de metros quadrados, com mais de 20% de mata nativa preservada, respeitando todas as leis ambientais e certificações. Vem a cada ano melhorando suas práticas sustentáveis preocupando-se com o futuro das próximas gerações. Leva seus visitantes para comprovar isso, mostrando suas trilhas ecológicas que contam com projetos ambientais de levantamento de espécies animais e vegetais. Possui um imponente Jardim Botânico ao ar livre com diversas espécies de plantas nativas e exóticas ornamentais. A empresa entende que a conservação ambiental é um exemplo a ser seguido por todos e está de portas abertas para visitas, na Estrada na Nova Restinga, km 5, área rural de  Porto Amazonas. Mais informações através do telefone (42) 3256-1594.

Fotos: Elder Scolimoski