Paiol do Fundo celebra Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida neste domingo (23)

Paiol do Fundo celebra Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida neste domingo (23)

Publicado em: 22 out, 2022 às 8:59

A comunidade de Paiol do Fundo celebra Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida neste domingo (23). As festividades começam às 6h com alvorada festiva, 10h Santa Missa e almoço a partir das 11h30. Será servido alcatra, leitão, carneiro, além de acompanhamentos. No período da tarde, haverá bingo, leilão e brincadeiras para as crianças.

Segundo informações da historiadora Vera Lucia Mayer, a comunidade de Paiol do Fundo tem essa denominação advinda dos tempos da serraria. Do agrupamento das casas que seguiam a estrada, uma das primeiras era a bodega que era muito bem servida pela variedade de gêneros que servia a comunidade. “No final da sequência das casas, existia na última edificação um paiol. Uma espécie de oficina para a época, cujo acervo ali existente se constituía de ferramentas das mais variadas onde se servia tanto as necessidades da serraria como de toda a vizinhança. Assim, quando da formatação das cargas de madeira a serem enviadas para venda,o proprietário dizia aos operários: “pegue isso e aquilo… lá no paiol do fundo”. Os compradores ouviam isso sempre, então para referenciar a origem da madeira diziam: “Essa carga veio lá do Paiol do Fundo de Palmeira”. Dado isso, a comunidade passou a ser conhecida e referenciada como Paiol do Fundo”, descreveu Vera.

Escolha da Padroeira
A historiadora explica que um senhor da localidade conhecido como João Batata, fez a doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, com isso para homenagear a padroeira do Brasil, a comunidade a escolheu como padroeira para abençoar e referenciara comunidade.Com essa escolha, a festa em Paiol do Fundo se dá no mês de outubro, em data bem próxima ao dia 12.Paiol do Fundo, em nossa paróquia, é uma das comunidades que, além de seguir ativa com as mais diversas ações pastorais, é incentivadora na obra das vocações sacerdotais e religiosas”, disse Vera.

 

Texto: Andrea Borges
Foto: João Borges Júnior/Arquivo PASCOM