Padre Tiago Polonha comenta que o Natal lembra que Deus acolhe a todos e faz de todos irmãos

Padre Tiago Polonha comenta que o Natal lembra que Deus acolhe a todos e faz de todos irmãos

Publicado em: 24 dez, 2022 às 7:29

De acordo com o Padre Tiago Polonha, o Natal é uma das duas grandes festas da fé cristã junto com a Páscoa, é o maior evento para os cristãos. Neste dia os fiéis celebram o Natal com um olhar para o passado, relembrando o acontecimento do nascimento de Jesus, olhando para o presente, abrindo o coração para acolher Jesus em suas vidas e olhando para o futuro, na espera do Cristo que um dia virá para os levar pro seu Reino.

Ele destaca que  se preparar para o Natal é como se preparar para receber uma visita. “Devemos nos preparar e fazer tudo com alegria. No natal, estamos acolhendo o próprio Deus na nossa natureza humana. É o Deus que conhece e habita no nosso coração. Se queremos que ele faça parte da nossa vida e participe conosco de nossas alegrias, precisamos ter um coração aberto para recebê-lo. Por isso todo ano o natal se reveste desse clima especial, pois após um ano inteiro de lutas e desafios, queremos mais uma vez firmar nosso compromisso com Deus, ou, como a gente costuma dizer, “deixar Jesus nascer em nosso coração”. Ao longo de toda essa preparação vamos revendo toda a história do nascimento de Jesus, guardando os exemplos daqueles que o acolheram: Maria, sua mãe, José, João Batista, Isabel, Zacarias, os pastores, os magos do oriente, etc. eles abriram seu coração ao plano de Deus e são exemplos de como abrir o nosso coração”, disse o Padre.

Tiago explica ainda, que quando Deus entrou na história dos seres humanos, ele escolheu uma jovem pobre de uma aldeia do interior, prometida em casamento a um humilde carpinteiro. Quando Jesus nasceu, não havia lugar para eles na cidade e Jesus foi aquecido pelos animais numa estrebaria. “Ao saber do nascimento, os pastores que dormiam no campo foram os primeiros a receberem a noticia. Eles viviam no campo porque eram considerados impuros para voltar à cidade, já que trabalhavam com os animais. É uma história de pessoas pequenas e excluídas. Ainda assim, naquela noite o céu inteiro estava em festa e os anjos cantavam e louvavam cheios de alegria. Hoje somos nós que nos alegramos e fazemos festas e nos reunimos e trocamos presentes. Tudo isso para celebrar a grande mensagem que o nascimento de Jesus nos ensina: ele nasceu para todos. Deus não distingue e não separa as pessoas. De modo especial, esse ano que tanto nos dividiu, o natal vem nos lembrar que Deus acolhe a todos e faz de todos nos irmãos”, comentou.

Texto: Andrea Borges

Foto: Pixabay