Padre Tiago explica como a igreja celebra o ciclo de advento e a expectativa para o Natal

Padre Tiago explica como a igreja celebra o ciclo de advento e a expectativa para o Natal

Publicado em: 18 dez, 2022 às 8:28

O Padre Tiago Polonha, esteve no noticiário P7 de ontem (17) comentando sobre o período que antecede o Natal, e como a igreja celebra o ciclo de advento e a expectativa para a vinda do menino Jesus.

O advento é uma preparação para o Natal, que deve ir além da luz, dos símbolos, o coração precisa se preparar, a partir de um olhar para dentro de nós, explica o Padre. “Há 2 mil anos atrás, Jesus nasceu, não tinha lugar para nascer e nasceu em uma hospedaria, foi jogado no meio dos animais e agora que Jesus vem, nós devemos preparar um lugar para ele, pois nós estamos esperando esse Senhor que vem”, disse Tiago.

Tiago destaca que a cor roxa lembra penitência igual na Quaresma, ele comenta que não é tempo de tristeza, é tempo de espera, de alegria. “Eu acho que o principal sentido, principalmente nas nossas casas é de partilha, de amor, de vida, de família, e as vezes, nós que somos cristãos, que vivemos o real sentido do Natal, da vinda de Jesus, não preparamos nosso coração para isso, deixamos passar com uma data qualquer, temos esses símbolos que nos lembram da luz, temos esse símbolo que nos lembram da vinda do senhor, mas às vezes nosso coração fica distante do real significado”, comentou.

Natal também é um momento de perdão e reconciliação, em relação a isso, o Padre pontua que Cristo é a luz do mundo que veio para todos, e não há como acolher um Jesus que veio para todos ao estarmos isolado uns dos outros. “Tem uma parábola de Jesus que eu acho interessante que ele fala que e o agricultor plantou o trigo e veio o inimigo plantou o joio, e aí o pessoal pergunta para aquele fazendeiro, se ele quer que arranque o joio, e o fazendeiro diz: Deixa crescer junto depois que crescer no dia da colheita, a gente separa um do outro (…) Mas vamos crescer juntos e a nossa vida vai ser assim, vai cair chuva sobre bons e maus, o sol virá sobre bons e maus e se a gente não aprende a estar junto, a conviver junto, talvez temos que mudar o nosso coração para isso”, disse.

Ao falar sobre como ensinar as crianças sobre o real significado do Natal, Tiago explica que o melhor jeito de ensinar as novas gerações, é a participação das famílias nessa simbologia. “Não precisa alguém explicar sobre, eu acho que cada coisa vai se mostrando por si, a vela vai mostrando que a luz está chegando, a troca de presente, o abraço que a gente dá, a partilha, eu acredito que tudo isso pode ensinar nossas crianças todo o sentido desse espírito de Natal”, comentou.

 

Texto: Andrea Borges

Foto: Arquivo Ipiranga FM