Padre Mateus comenta sobre início da Quaresma, penitência e caridade

Padre Mateus comenta sobre início da Quaresma, penitência e caridade

Publicado em: 22 fev, 2023 às 9:10

Nesta quarta-feira (22) a Igreja Católica celebra a quarta-feira de cinzas, a qual representa também o primeiro dia da Quaresma. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

O início da Quaresma tem um papel aos cristãos, e a igreja recomenda oração, penitência e caridade, mas principalmente na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa o jejum a abstinência de carne.

Em entrevista ao Noticiário P7 o Padre Matheus Marques de Matos, explicou o significado dos 40 dias de quaresma para os cristãos. “A ideia de Quaresma remonta a simbologia dos 40 na bíblia, que aparece como os 40 dias que Jesus ficou no deserto, os 40 anos que Moisés andou com o povo no deserto e a ideia é sempre a mesma, assim como Jesus, passou os 40 dias no deserto se preparando para a sua missão nós, como cristãos, como católicos, como aqueles que seguem a Jesus Cristo, passamos esses 40 dias nos preparando para a principal celebração da nossa fé, para nossa principal celebração que é a Páscoa. Naturalmente, que ao iniciarmos este período, a gente vai aprender muito ao longo de cada domingo com a sua liturgia”, comentou.

Matheus explicou que a quaresma é uma proposta para toda a vida cristã, e significa que todo esse período precisa ser um pouco mais sóbrio, ou seja, adotar uma penitência, um jejum no dia a dia é evitar momentos muito extravagantes.

Durante as celebrações de hoje, acontece a imposição das cinzas, sobre isso, Matheus comentou que as cinzas são justamente impostas a cabeça por dois grandes significados, o primeiro deles é o símbolo da penitência. “A cinza tem primeiro a ideia da penitência, porque é justamente isso que faremos na Quaresma, primeiro, claro, a penitência da carne. Na Quaresma somos convidados a escolher uma penitência que pode ser uma penitência do tipo física,  ou pode ser um jejum, o jejum ele tem ideia de nós exercitarmos o autocontrole, ou seja, nós temos algo dentro de nós que chama vontade e às vezes a nossa vontade quer coisas que não são tão boas. Portanto, a primeira é a penitência e o aprendizado do alto controle, e a segunda ideia das cinzas, é a ideia de lembrarmos que nós não somos tudo e que a nossa vida acaba, que um dia o nosso corpo vai virar cinza, vai virar pó”, explicou.

Campanha da Fraternidade

Nesse período também é projetada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha da fraternidade que visa a ideia de que a Quaresma não é somente penitência e jejum, mas também é exercício de Caridade Cristã. A Caridade pode ser exercida nas mais diversas formas explica o Padre Matheus. “Quando a gente ensina algo a alguém de algo que ela não sabe, é uma caridade. Quando a gente ama ou exerce o perdão é caridade. Mas dentre as obras de Caridade, algumas delas são chamadas de obras de misericórdia físicas, existe as obras de misericórdia físicas e espirituais e dentre as físicas, está aquilo que são as obras sociais (…). Nesse ano, a CNBB está focando a obra da misericórdia física, que é dar de comer a quem tem fome. Por isso, o tema da fraternidade deste ano é inspirado no evangelho de Mateus, capítulo 14, versículo 16, “dai-lhes vós mesmos de comer”. Nesse sentido, faz parte da Caridade Cristã dar de comer a quem tem fome. Por isso que a imensa maioria das nossas paróquias, assim como aqui mesmo em Palmeira nós temos pessoas, temos estruturas dedicadas a distribuir alimento, aqueles que passam fome”, disse Matheus.

 

Texto: Andrea Borges

Foto: Pixabay