Padre Leandro comenta sobre sua vocação e trajetória por Palmeira

Padre Leandro comenta sobre sua vocação e trajetória por Palmeira

Publicado em: 31 jan, 2022 às 11:17

O Vigário Paroquial, Padre Leandro Rodrigues dos Santos, está se despedindo da Paróquia Nossa Senhora da  Conceição e da Matriz Menino Jesus de Porto Amazonas, depois de 2 anos  atuando em Palmeira.
Padre Leandro, iniciou na Paróquia de Palmeira em setembro de 2019 como Diácono, e em dezembro do mesmo ano passou a exercer a função de Vigário Paroquial. Recentemente  recebeu o convite do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo para assumir uma nova função, agora de Pároco, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Rio Branco do Sul.
Para o Padre, ser Pároco é ‘ser pai de uma comunidade’. “Fiquei um pouco assustado com o convite porque é uma paróquia grande, são 54 comunidades,  depois veio a alegria por ser pároco, o pároco é chamado a ser pai, e a avocação só tem sentido quando ela é exercida dentro dessa natureza de poder ser pai de uma comunidade, poder se sentir em casa e poder ajudar. É uma  alegria muito grande, tudo aquilo que é novo nos assusta, mas estou muito feliz com essa nova missão, com muita esperança, muita expectativa”, contou o Padre. Segundo Leandro a data de sua posse ainda não está definida, pois a secretária do bispo ainda está de férias até está segunda-feira (31).

Vocação para servir à igreja
Leandro contou que sentiu o chamado para ser Padre quanto tinha 17 anos ao assistir uma missa da Canção Nova na televisão. “Nunca tinha pensado em ser Padre, ao assistir uma missa na televisão, comecei a me imaginar sendo Padre. Naquele momento, a experiência que eu tive no coração era que sendo  padre eu poderia encontrar o sentido da minha vida e também a salvação da minha alma, neste momento eu aceitei a vocação, só que logo em seguida não deu nem um minuto, comecei a pensar, poxa eu sou tímido, como é que eu vou falar em público? vou perder meus amigos, meus familiares, mas novamente comecei a me imaginar Padre, aí comecei a chorar e disse para Deus, ‘Eis aqui o servo do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra’ e ali aceitei a vocação”, contou o Padre.

Reflexões sobre sua trajetória por Palmeira
Para o Padre as comunidades de Palmeira, trabalham com muito carinho e dedicação. “Desde o altar, que é bem preparado, a igreja que se encontra limpa, a liturgia preparada,  cada um com o seu jeito. Palmeira tem um povo que é muito dedicado na obra do senhor, e cada comunidade faz acontecer. Graças a Deus, tive a honra e a graça de colocar os pés nesse território Santo e de todas as comunidades da nossa paróquia. Mesmo com a pandemia em 2020, eu consegui visitar todas as comunidades, fica agora essa experiência. Infelizmente aproveito também este momento para dizer que o coração do padre se entristece de não estar em todas as comunidades se despedindo, no coração do padre queria poder apertar a mão de cada paroquiano dar um abraço, um sorriso, celebrar a missa, mas precisaria de no mínimo uns 2 ou 3 meses para passar em todas as comunidades”, disse.
Além de servir como o Diácono e Vigário Paroquial, Padre Leandro teve contato com o meio de comunicação em Palmeira. Para ele, essa experiência com a Rádio Ipiranga foi bonita e intensa. “Foi uma experiência nova, já tinha contato antes com uma rádio comunitária, onde toda a sexta-feira às 18h fazia a oração do Angelus, o Santo do dia e uma reflexão do evangelho no período de 30 minutos. Então ali que começou a minha experiência com rádio. Aqui tive a oportunidade de ter uma participação mais intensa, no começo fiquei um pouco nervoso,  mas foi uma experiência bonita, porque eu percebi que antes de ir nas comunidades as pessoas já me conheciam por causa da rádio, ela tem grande influência por se tratar de uma extensão da igreja”, finalizou.
A Ipiranga FM deseja ao Padre, que esse novo ciclo seja abençoado com muita sabedoria e alegria. Agradecemos o carinho e o trabalho dedicado à emissora, como também a comunidade Palmeirense durante esse tempo.

Por Andrea Borges
Foto: Bruna Camargo/PASCOM