Padre João Marcos explica o significado do Domingo de Ramos

A Semana Santa é uma importante semana que antecede o Domingo da Páscoa e começa amanhã (10), com o Domingo de Ramos, com uma liturgia especifica. O Padre João Marcos Polak explica o significado desse dia.
Segundo o Padre João Marcos, como o próprio nome diz, é uma semana diferente e ela começa com o domingo de ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento que é o símbolo da humildade. “Então, nós temos no domingo de ramos, os ramos que lembram o nosso batismo. Esses ramos significam a vitória, nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da igreja, defensores da fé católica, especialmente nesses tempos em que a fé está desvalorizada. O sentido da procissão de ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus, estamos a caminho, a caminho da paz celeste”, explicou.
O interessante da celebração do Domingo de Ramos, é que muitas comunidades fazem uma primeira celebração fora da igreja e, por isso, a procissão, pois ali tem um evangelho específico nesse caminho até a igreja. É um momento onde se aprende um pouco mais sobre o sentido da entrada de Jesus, ele atravessa o portão de Jerusalém, aclamado pelo povo, ou seja, as pessoas até ali haviam entendido qual era sua mensagem, aquilo que ele havia trazido e as pessoas estão com Jesus. “Então, a liturgia do Domingo de Ramos é muito bonita, porque, começa com o evangelho próprio, proclama-se o evangelho lá fora, pode se fazer um momento de reflexão, pois tem a procissão e depois continua a celebração cantando na entrada Hosana, Hosana ao rei, depois nós temos um evangelho que narra a paixão de Jesus. Então, o Domingo de Ramos, ele parece meio contraditório, porque nós entramos clamando Jesus e depois fazemos o evangelho da paixão, porque ele vai nos preparando para entrar na Semana Santa, na semana onde nós vamos meditar uma semana diferente, parece que até o clima fica diferente”, comentou João Marcos.
O Padre convida os fieis para vivenciar esse dia que tem um significado e um tempo propício para reflexão. “Este é um tempo onde nós não somente nos lembramos da entrada em Jerusalém, da morte e ressurreição do Senhor, mas nós, pela graça do espírito, a igreja nos garante que o Espírito Santo atualiza o mistério, então pela graça do Espírito Santo, nós revivemos tudo o que Jesus viveu, então que você possa participar e ver bem este tempo, um tempo muito bonito, um novo tempo”, convidou o Padre João Marcos.
Texto: Andrea Borges
Foto: Portal Evangelizar
Notícias Relacionadas
'Normas do Matrimônio' abre nova turma para maio 2025
Se você trabalha com eventos e atua em cerimônias de casamento da Igreja Católica, a Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas para o curso “Normas do Matrimônio”. O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os Leia Mais