Padre Adriano explica sobre importância da Eucaristia e do dia de Corpus Christi

Padre Adriano explica sobre importância da Eucaristia e do dia de Corpus Christi

Publicado em: 8 jun, 2023 às 8:52

Nesta quinta-feira (08) a igreja católica celebra o Corpus Christi, nesta data os fiéis comemoram a presença de Cristo na Eucaristia.

De acordo com o Paróco Adriano Dalle Vedove, a celebração do corpo de Cristo foi instituída em 11/08/1264, no Século 13º. De modo geral, o significado do Corpus Christi ou Corpo de Cristo é um convite que a igreja faz para uma meditação sobre o valor e a importância da eucaristia na vida dos cristãos católicos, disse o Padre.

Adriano explica que a Eucaristia é um dos sete sacramentos que foram instituídos pelo Senhor Jesus Cristo de modo particular, durante a última ceia, quando Jesus Cristo diz: ‘Este é o meu corpo, este é o cálice do meu sangue. Fazei isto em memória de mim’. “Assim nós vamos percebendo que quem pediu que nós pudéssemos, ao longo dos tempos, celebrar a história, a presença da Eucaristia foi o próprio Jesus Cristo e a igreja, na sua história, ela vem mantendo esse mandato de Jesus Cristo até hoje como forma, então, de perpetuar a presença salvadora de Cristo na história”, explicou o Padre.

O Pároco relembrou de um texto que ajuda a entender a importância da eucaristia e do dia de Corpus Christi no capítulo seis do evangelho de João. “Dentre os quatro evangelistas, o capítulo seis do evangelho, escrito pelo Evangelista São João, é o texto bíblico que mais evidencia a doutrina da eucaristia, quando o próprio Jesus Cristo no discurso Eucarístico, ele diz: ‘Eu sou o pão vivo descido do céu, quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele’, e também não é a realização da promessa de Jesus Cristo lá no evangelho de Mateus, capítulo 28, ‘Eis que eu estarei convosco até a consumação dos tempos e dessa maneira’. Então, o Corpus Christi, ele vai ganhando espaço na tradição católica. A história mesmo do surgimento, ela é bem longa e interessante, enfim, mas é uma forma de nós levarmos as ruas o Sacramento da eucaristia e, assim expressarmos a nossa unidade em torno da mesma fé”, disse.

Para os cristãos católicos, há dois pontos centrais da fé, a Eucaristia e a palavra de Deus, pontuou o Padre. “Nós nos alimentamos daquilo que Deus nos diz por meio da bíblia e nos alimentamos do próprio Cristo por meio da eucaristia”, comentou.

‘Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor, teu Deus, te conduziu’, de acordo com Padre Adriano a inspiração para ter este versículo como referência de tema para celebrar o Corpus Christi neste ano, veio ao pensar que Deus sempre está a frente de seu povo. “Deus sempre a frente do seu povo, sempre à frente dos seus escolhidos, abrindo lhes os caminhos. E aí  me veio na memória a quantidade de textos bíblicos no antigo testamento, onde Deus sempre esteve à frente, então, ‘Lembra-te de mim, lembra-te de todo o caminho por onde o senhor, teu Deus te conduziu’. Deus nos conduz sempre, sempre durante toda a história da salvação, Deus sempre esteve à frente do seu povo eleito, todas as vezes”, contou Adriano.

Deus não só guia, mas se coloca agora junto à humanidade, ele próprio desbrava o coração daqueles com os quais se encontra e também os apresentam um caminho de verdade e vida, e oferece assim, a toda a humanidade a possibilidade de viver definitivamente em um mundo eterno, onde não mais se experimentará o sofrimento, explicou o Pároco. “Então, a partir disso vem a reflexão, Deus sempre abriu os nossos caminhos, quando é que eu posso fazer um caminho para Deus passar? Eu posso confeccionar um dia, ao menos no ano, por algumas horas, um tapete, um pedacinho de tapete para que Deus passe por ali. Se tantas vezes nós pedimos: Senhor, abra meus caminhos, esteja a minha frente, livra me de todos os males, também é próprio do humano se prostrar, ajoelhar e preparar um caminho para que Deus possa passar, e casa as duas coisas, a Eucaristia a presença de Deus, e  o tapete, uma confecção das mãos humanas, preparando assim o caminho para que ele possa passar”, destacou. 

Texto: Andrea Borges

Foto: Pascom/ 2022