Outubro Rosa: Saiba como solicitar o exame de mamografia em Palmeira

Outubro Rosa: Saiba como solicitar o exame de mamografia em Palmeira

Publicado em: 21 out, 2021 às 15:39

O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado pela conscientização e prevenção do câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, o Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90.
O Ministério da Saúde aponta que este é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.
Conforme apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres.
Ele pode ser detectado nas fases iniciais e a detecção precoce aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e cura com taxas elevadas de sucesso. Por isso que a importância da prevenção é difundida ao falar sobre Outubro Rosa.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, todas as mulheres devem conhecer seus corpos e realizar sempre o exame clínico das mamas ou o toque das mamas para identificar anormalidades (nódulo, caroço, manchas, pele retraída lembrando a casca de laranja, alterações no bico do peito ou auréola, saída espontânea de líquido da mama, nódulos ou caroços nas axilas e pescoço, ou qualquer outra anormalidade verificada). Nestes casos deve-se procurar o mais breve possível um serviço de saúde para avaliação.

Mamografia
Além disso, para o exame de diagnóstico o Ministério da Saúde recomenda o exame de mamografia, recomendado para todas as mulheres acima dos 45 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher. Caso exista histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após avaliação médica.
Mulheres acima de 45 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos. Porém, esse período pode variar de acordo com o resultado e histórico familiar, portanto o médico deverá avaliar o caso de cada paciente.
Em Palmeira, a realização do exame é feita através de encaminhamento para clínicas conveniadas com o município. Atualmente a Clínica da Imagem em Ponta Grossa é a conveniada com o município, conforme informou a Prefeitura.
Desta forma, a moradora precisa ir até a Unidade de Saúde de sua referência e solicitar ao enfermeiro ou médico o encaminhamento para agendamento do exame. Com isso, será solicitada a cópia da documentação pessoal para que seja enviado ao setor de Tratamento fora de domicílio (TFD) para agendamento.

Mamografia em números
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2020 o município de Palmeira realizou através das clínicas conveniadas 439 exames de mamografia e, até o mês de outubro de 2021 realizou 411 exames.
A Prefeitura Municipal informa que se diagnosticado, o tratamento e demais intervenções são realizadas totalmente pelo SUS e de forma acelerada para garantir maior taxa de sucesso.

Hospital Santa Casa
O Hospital Santa Casa de Palmeira retornou com a realização dos exames de mamografia. Para este mês, em alusão ao Outubro Rosa está sendo cobrado o valor promocional de R$ 150. Nos demais meses do ano, o exame custa R$ 200.
Mulheres acima de 35 anos podem solicitar este serviço sem necessidade de encaminhamento. Para mulheres abaixo dos 35 anos é preciso solicitação médica. As interessadas podem entrar em contato com o Hospital Santa Casa através do 3252-3435 para agendar o serviço.
A recomendação da saúde municipal é de que homens e mulheres devem sempre estar atentos a qualquer mudança no corpo e se surgir qualquer dúvida devem procurar um serviço de saúde.

Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Imagem: Pixabay