Orquestra Paranaense de Tango realizará apresentação em Palmeira no dia 02 de maio

Orquestra Paranaense de Tango realizará apresentação em Palmeira no dia 02 de maio

Publicado em: 30 abr, 2024 às 8:42

A Orquestra Paranaense de Tango abre a agenda 2024 explorando novos horizontes, com uma turnê por oito cidades do Paraná. Em Palmeira, o concerto acontece no dia 2 de maio, às 20h, no Palácio da Viscondessa – Cine Teatro Municipal. A entrada é gratuita e os ingressos estão sendo distribuídos no link: https://linktr.ee/oprtangopr

No dia do concerto será feita uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições locais.

Turnê por oito cidades

A turnê passará por oito cidades do Estado, as próximas cidades são Lapa e Castro. Todas elas com tradução em libras, garantindo acessibilidade ao público. A programação pode ser conferida no instagram @oprtango.

Para as viagens foi criado um programa inédito: “Uma Breve História do Tango” no qual a Orquestra será acompanhada por performances de dança de quatro dançarinos Nina Rodrigues, Julian Cazuni, Luciane Reche e Haryel Silva mostram a essência do tango e suas diversas modalidades.

As obras propõem um passeio histórico a partir dos anos 20, explorando tanto a dança quanto a música que ostentam o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O repertório abrange diversas fases do Tango, desde os clássicos mais antigos até composições contemporâneas, incluindo obras de renomados compositores como Eduardo Arolas, Carlos Gardel e Astor Piazzolla.

As músicas foram preparadas para esses concertos para conduzir o público a uma viagem através da história. “Pensamos nelas em uma sequência cronológica, os tangos desde sua origem, auge e contemporâneo. Elas entram no repertório da orquestra para que possamos passar, mesmo que brevemente, por todas as fases do tango”, comentou Rafael Rodrigues, coordenador geral e contrabaixista do grupo.

Sobre o projeto

O Projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultural – Governo do Paraná, com o apoio da COPEL e da HAVAN, com produção de Josnel Garcia de Carvalho.
Músicos

A Orquestra Paranaense de Tango, cuja formação remete às primeiras orquestras do gênero, traz como destaque o bandoneón, instrumento típico das primeiras gerações do tango, habilmente tocado pelo argentino Martín Mirol, residente no Brasil há 25 anos, trazendo autenticidade à música da OPRT. Durante o espetáculo, o músico, que também é especialista nesse estilo cultural, comenta curiosidades, o significado das músicas e um pouco sobre a história do ritmo argentino.

A Orquestra também é formada por músicos de trajetórias sólidas em grupos de Curitiba, como a Orquestra Sinfônica do Paraná e a Camerata Antiqua de Curitiba, são eles: Dan Tolomony e Vitor Andrade (violinos), Jader Cruz (viola), Marcus Ribeiro (violoncelo), Rafael Rodrigues (contrabaixo), Davi Sartori (piano) e Victor Gabriel (clarinete).

Bate-papo

Após cada concerto, haverá sessões de bate-papo abertas ao público nas quais os músicos e bailarinos estarão disponíveis para discutir sobre os instrumentos, os compositores, a dança e outras curiosidades relacionadas ao Tango. Essa interação tem como objetivo não apenas educar, mas também inspirar uma nova geração de apreciadores da arte do Tango.
Biografia

Informações: Viridiana – Jornalista da Orquestra Paranaense

Foto: Rodolfo Ribeiro foto e vídeo