Operação da Polícia Civil de São João do Triunfo desarticula esquema de venda de falsas aposentadorias

Operação da Polícia Civil de São João do Triunfo desarticula esquema de venda de falsas aposentadorias

Publicado em: 11 jul, 2024 às 8:53

Na tarde da última segunda-feira (08), a Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo realizou uma operação de busca e apreensão em diversos endereços, conforme determinação judicial.

A ação, denominada Operação APATE, tinha como objetivo reunir elementos para instruir um inquérito policial que investiga crimes de estelionato e associação criminosa. O Delegado de Polícia Mateus Santarelli relatou que as investigações revelaram um esquema elaborado de venda de falsas aposentadorias. “Segunda-feira, 08, a delegacia de polícia civil de São João do Triunfo cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em alguns endereços no centro da cidade, bem como em um endereço no interior, cujo objetivo era reunir elementos para instruir um inquérito policial que investiga crimes de estelionato e associação criminosa. O cumprimento da medida cautelar foi realizado com apoio de policiais civis da terceira subdivisão de São Mateus do Sul, bem como policiais militares do Paraná”, contou.

Esquema

De acordo com o delegado, as investigações elucidaram um esquema de falsa aposentadoria que operava em São João do Triunfo. O esquema fraudulento ocorria em duas etapas. Inicialmente, uma funcionária do sistema de saúde era responsável por selecionar as vítimas, dando preferência para aquelas com baixa instrução.

Em seguida, após a triagem das vítimas, estas eram atendidas por uma suposta advogada, que de forma ardilosa, cobrava valores sob o pretexto de que as vítimas seriam aposentadas pelo INSS, mesmo sabendo da impossibilidade do recebimento do benefício, pois as vítimas não preenchiam os requisitos mínimos. “Essas reuniões ocorriam em um estabelecimento comercial da cidade, e sempre que ocorriam, eram cobrados valores das vítimas. Quando essas vítimas não tinham dinheiro em espécie, o proprietário do estabelecimento fornecia uma máquina de cartão, participando assim da ação criminosa. As investigações continuam e todo o material arrecadado no cumprimento da ordem judicial será analisado e anexado ao inquérito policial”, detalhou o delegado.

Prisão

O delegado também destacou que o principal alvo dessa investigação, uma mulher de 44 anos, foi presa preventivamente na cidade de Ponta Grossa no último sábado. A investigada possui 76 boletins de ocorrência envolvendo, principalmente, a prática de fraudes. “Foi por isso que nomeamos a operação de APATE, uma figura da mitologia grega que personificava o espírito do engano, do dolo e da fraude, e combatia o espírito da verdade, Aletheia”, explicou.

Denuncias anônimas

A Polícia Civil do Paraná solicita a colaboração da população com informações anônimas através do telefone 181 ou pelo WhatsApp (42) 3447-1263, para auxiliar na elucidação tanto em São João do Triunfo quanto em municípios vizinhos.

Texto: Da redação

Foto: Fábio Dias / EPR