Óbito causado pela Hantavirose é registrado na área rural de Palmeira

Óbito causado pela Hantavirose é registrado na área rural de Palmeira

Publicado em: 31 ago, 2023 às 16:30

A Vigilância Epidemiológica de Palmeira emitiu um comunicado na quinta-feira (31), informando à população sobre um óbito registrado na área rural devido à Hantavirose. A infecção em seres humanos ocorre principalmente pela inalação de aerossóis contendo partículas provenientes da urina, fezes e saliva de roedores infectados. Além disso, outras formas de transmissão para os seres humanos também foram identificadas.

A transmissão percutânea, através de escoriações cutâneas ou mordeduras de roedores, é uma das vias de contágio. O contato do vírus com as mucosas, como conjuntival, bucal ou nasal, também é uma forma de transmissão, geralmente ocorrendo por meio das mãos contaminadas com excrementos de roedores. Além disso, a transmissão de pessoa a pessoa, que foi esporadicamente relatada na Argentina e no Chile, está associada ao hantavírus Andes.

Para conter a disseminação da doença, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância de manter tanto ambientes domésticos quanto rurais limpos, evitando o acúmulo de lixo e resíduos que possam atrair roedores. Além disso, a população é aconselhada a adotar práticas como armazenar alimentos de maneira adequada e fechar possíveis pontos de entrada para esses animais.

“A equipe de agentes de endemias está trabalhando ativamente nas comunidades e escolas, oferecendo orientações essenciais sobre como evitar o contato com roedores e quais precauções devem ser tomadas para reduzir os riscos de infecção. As orientações estão sendo divulgadas nas redes e também estão sendo fornecidas por profissionais de saúde locais”, disse a Prefeitura Municipal de Palmeira.

Informações: Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Arterra/Getty Images