O Subtenente da Força Verde fala sobre o período de defeso do Pinhão
O Subtenente da Força Verde, Celso Tzeciuk, falou à Ipiranga FM sobre as restrições vigentes durante o período de defeso do Pinhão. Tzeciuk destacou a importância de respeitar as proibições relacionadas à colheita, comercialização, transporte e armazenamento das sementes de pinhão até o dia 1º de abril.
O Subtenente enfatizou que as medidas visam preservar a maturidade necessária das pinhas, essenciais para garantir o desenvolvimento adequado das sementes.
Ele alertou que a infração durante esse período resultará em autuações e sérias consequências legais. “O período de defesa do pinhão se estende até o dia primeiro de abril, portanto até essa data é totalmente proibida a colheita, comercialização, transporte e armazenamento das sementes, até porque esses pinhões ainda não apresentam a maturidade suficiente para que as pinhas desfilhem, então nesse período deve ser respeitado a maturação das pinhas para que seja preservada as sementes para a proteção dessa espécie que está ameaçada a extinção que é o pinheiro araucária, portanto sendo flagrado a comercialização ou até mesmo armazenamento e a venda do pinhão, acarreta-se multa, que inicia em R$ 300,00, além de um processo criminal que o indivíduo responde”, disse Celso.
O Subtenente da Força Verde destaca a importância da colaboração de toda a comunidade na proteção do pinhão.
Texto: Da redação
Foto: Mauro Scharnik/IAT
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais