'O Samu continua em Palmeira sim', disse o prefeito Sergio Belich

'O Samu continua em Palmeira sim', disse o prefeito Sergio Belich

Publicado em: 2 maio, 2024 às 8:45

Encerrou no dia 30 de abril o contrato entre a empresa das ambulâncias do Samu e o Governo do Estado, com isso, Palmeira deixa de ter este atendimento a partir de agora. Muitas postagens nas redes sociais demonstram a insatisfação pelo fato e a cobrança cai sobre a administração municipal.

O prefeito Sergio Belich falou a Ipiranga FM, sobre este assunto e reforçou “Palmeira não perdeu o Samu”. Ele ressaltou que a responsabilidade pela retirada das ambulâncias não recai sobre a prefeitura, mas sim sobre o contrato entre a empresa responsável pelas ambulâncias e o Governo do Estado. Belich explicou que o contrato foi estabelecido há cerca de dois anos, quando houve o cancelamento do pedágio, com o objetivo de atender as rodovias desprovidas de ambulâncias e a população da cidade.

Belich falou também sobre os esforços conjuntos dos prefeitos da região, juntamente com representantes do Cimsamu e da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), para garantir a permanência das ambulâncias até que uma solução alternativa fosse encontrada. No entanto, com o retorno do pedágio em março de 2024, o contrato chegou ao fim. “Desde o ano passado, Palmeira tem uma ambulância do SAMU, que não é essas duas ambulâncias. Palmeira, tem uma terceira ambulância do SAMU que não vai embora de Palmeira, ela vai continuar aqui conosco e a base do SAMU permanece aqui em Palmeira”, disse o prefeito.

Belich destacou que Palmeira não perdeu o SAMU e que o serviço de emergência continua operando na cidade. Ele ressaltou o compromisso do Governo Federal em enviar uma nova ambulância para o município em breve, completando assim o serviço de urgência e emergência.

Além disso, o Prefeito criticou as pessoas que estão espalhando desinformação sobre o assunto, afirmando: “Temos aqui na nossa cidade, infelizmente, algumas poucas que só sabem plantar o ódio, a desgraça, fazendo de uma notícia, um crime ou uma novela do mal“. Ele ressaltou que tais indivíduos não ofereceram ajuda para trazer o SAMU para Palmeira no ano anterior e nem para manter as ambulâncias agora.

Na terça-feira, dia 30 de abril, integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, receberam dos vereadores de Palmeira, de iniciativa do Vereador Lucas Santos, uma Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados à população do Município. O Vereador Lucas Santos disse: “Em nome de todos os munícipes palmeirenses, aplaudimos e transmitimos a nossa gratidão à equipe do Samu, que cumpriu a sua nobre e fundamental atribuição de salvar vidas e salvaguardar o bem-estar da população com empenho, dedicação e agilidade”.

Texto: Da redação

Foto: Prefeitura de Palmeira – 2024

Ouça a fala completa