Novo secretário de Desenvolvimento Urbano fala sobre os principais desafios da pasta
Diego José Lopes, natural de Ubiratã no Paraná, assumiu em janeiro a secretaria municipal de desenvolvimento urbano da Prefeitura Municipal de Palmeira, e no noticiário P7 de hoje (12), contou sobre o convite, desafios ao assumir a pasta, obras em andamento, dentre outros assuntos.
Nestes primeiros dias ele esteve conhecendo a equipe e a gestão da Prefeitura, ao contar sobre o convite diz se sentir aceito por todos. “Eu pude conhecer um pouco melhor a pessoa do prefeito Sérgio, assim como o Vice, os demais secretários e senti uma sincera vontade de ajudar o município, então com esse convite eu me senti aceito pela equipe. Essa confiança que depositaram em mim foi motivo de grande alegria, tanto para mim e para minha família, então é uma honra poder servir a população palmeirense e a administração municipal”, disse.
Formação e atuação
Diego contou que passou pelo exército e é formado em Engenharia Civil pela Universidade Paranaense – UNIPAR. “Não posso deixar de falar do meu histórico no exército porque falando em planejamento, foi no exército em que eu aprendi a gostar da matéria planejamento, claro que em outro contexto às vezes as missões eram mais específicas, mas foi uma área que eu me identifiquei muito, que é prever riscos e poder se antecipar tudo o que pode acontecer”, disse.
Ele contou que gostava de trabalhar com o setor público, abriu uma empresa e começou a trabalhar com licitações e obras públicas. “Essa matéria de planejamento urbano foi a que eu mais me identifiquei, ainda não sou especialista, mas acho que melhor do que é especialista é uma matéria que eu gosto, então eu tenho conhecimento para dividir com o pessoal dessa gestão”, comentou.
Principais desafios ao assumir a Secretaria
Ele acredita que a secretaria de desenvolvimento urbano é um desafio para todo o Brasil. “Digo isso em relação a todas as secretarias dos municípios a nível nacional com certeza é fazer boas contratações, então fazer uma contratação bem-feita, visando a economia, a finalidade do que está sendo contratado, durabilidade, segurança, então boas contratações são os principais desafios”, explicou.
Obra da Praça Manoel Ribas
Segundo Diego, ela já está reprogramada e será realizada licitação dia 18 de janeiro, com previsão de 3 meses para ser concluída. “Estamos aguardando a licitação, em breve a gente vai poder ter conhecimento da empresa vencedora e enfim, a ordem de serviço sendo emitida em 3 meses e se tudo correr bem será concluída”, contou.
Marginal da rodovia PR – 151
De acordo com o secretário o Município está fazendo o mesmo projeto, em nível estadual. “Nós estamos aprovando um projeto perante o governo do Estado através do DER. Na semana passada, estivemos com o Prefeito Sérgio, junto ao gerente regional e eu tive um pouco mais de clareza sobre o que nós temos que fazer para retomar a obra, a empresa também fez o contato e querem terminar, a gente tem o melhor profissional, não o melhor, mas um mais experiente, que tem um conhecimento muito bom ali dos nossos engenheiros, que está à frente dessa regularização, e em breve, com certeza vamos retomar a obra”, explicou Diego.
Obra do Boulevard
Diego explicou que ela está 99% finalizada, falta concluir questões administrativas. “Segundo o fiscal, falta alguns ornamentos ali em tecidos que são fixados na estrutura metálica, detalhes de ornamentos finais. E eu vi ali também que tem um defeito no cabo de aço que eu acho que foi ocasionado talvez por algum vandalismo, e eu vou tentar corrigir isso ainda para a gente poder falar que agora está 100%”, contou.
Projeto do Boulevard
O secretário disse que pretende retomar a discussão de abrir ou não o tráfego para carros na praça da Matriz. “Eu respeito muito a opinião de todos, eu prefiro dizer que é uma discussão que eu quero retomar, eu quero ouvir novamente os 2 lados. A gente precisa ter um, porque, veja bem, foi feito um investimento com dinheiro público, então para a gente abrir, tem que ser muito bem estudado, como eu disse, respeito à opinião de todos, só que tem que ser um estudo feito com calma. Eu dou um exemplo aqui para vocês, não tem como a gente comparar Curitiba com Palmeira, mas tem a história da rua 15 de novembro, que foi uma rua que a população brigou muito para que não fosse fechada, só que hoje é um sucesso, porque é essa humanização dos ambientes públicos, tende na verdade, a aquecer o mercado de bares, restaurantes e lojas, uma vez que o pedestre vai fazer uma compra, a pé, então eu particularmente gosto de como está, e acho que é benéfico à população, mas mais uma vez vamos estudar e ouvir com respeito todas as opiniões”, explicou Diego.
Obras em torno do Centro de Atendimento ao Cidadão
Diego contou que os trabalhos de pavimentação estão concluídos mas que será aberta licitação para novas obras. “Terá nova licitação, pois ali será o nosso novo arquivo e tem o projeto ali do centro cívico, que é um projeto um pouco mais grandioso, mais robusto, que a gente vai entrar num replanejamento, por que eu sei que tem aquelas empresas que estão é utilizando os espaços que são da Prefeitura, então a gente precisa conversar com as empresas, fazer de alguma maneira a retirada deles de uma maneira justa, para tocar em frente o projeto ali do centro cívico. Há uma ideia também de trazer a secretaria de saúde, assistência social e educação também para mais próximos ali da central, porque o conceito da central é o atendimento do munícipe em um único local ou próximo”, disse.
Obras que estão em andamento
O secretário pontuou algumas obras em andamento ou execução atualmente. “Finalmente estamos com resolução de uma foça problemática na escola do Guarauninha, nova sede do CRAS, sala de jogos do centro do idoso, obras de parquinhos das escolas do: Rocio, Integrada, Gabriel Prestes, Eurides, além de 2 praças: praça na Vila militar e tem uma praça também no Jardim Bela Vista, que vai ser contemplada com esses parquinhos. Além da obra do parque de rodeios que está com 60% de avanço. O que eu fico um pouco mais feliz que são as coisas novas, projetos novos que a gente está com intuito aí de iniciar ainda este ano a execução”, disse.
Lista de projetos citados por Diego na entrevista:
- Projeto de novas salas de aula na escola do Guarauninha
- Reforma na escola da Colônia Maciel
- Demolição e construção de uma unidade de saúde em Santa Bárbara
- Reforma completa do CMEI Cristo Rei
- Reforma do centro de especialidades
- Projeto do parque do museu, reorganização do parque do museu
- Ginásio da quadra de basquete próximo a Praça Manoel Ribas
- Módulos sanitários que vão atender as comunidades de Pinheiral e Faxinal
- Reforma da unidade de saúde de Queimadas
- Reforma do local para abrigar o SAMU
- UBS de Witmarsum (nova unidade)
- Unidade do CREAS
Diego comentou que espera em breve inaugurar estas obras. “Estou torcendo para que em breve podemos já estar inaugurando tudo isso, isso na verdade promove a qualidade de vida, todos esses espaços públicos são de saúde, educação visando a qualidade de vida”, finalizou.
Por Andrea Borges
Foto: Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Palmeira recebe recurso de R$ 800 mil e conquista investimentos para educação
No último dia 12 de dezembro, o município de Palmeira recebeu recurso de R$ 800.000,00, destinados pelo deputado federal Toninho Wandscheer. O vereador Egon Krambeck, em suas redes sociais, destacou: “O nosso compromisso é com o povo de Palmeira”, Leia Mais