Novenas da Matriz desta quarta-feira terão Bênção de São Brás

Novenas da Matriz desta quarta-feira terão Bênção de São Brás

Publicado em: 1 fev, 2022 às 13:26

Nesta quinta-feira (03) a Igreja Católica celebra um dos seus Santos, São Brás, protetor da garganta. Como é feito tradicionalmente em Palmeira, haverá bênção da garganta nas duas celebrações desta quarta-feira (02) na Igreja Matriz.
O Vigário Paroquial Padre João Marcos Polak comentou sobre esta devoção a São Brás. Segundo o Padre, o Santo foi médico e Bispo conhecido por obter curas milagrosas com sua intercessão. “Conta a história que ele salvou um menino que estava sufocado por um espinho de peixe agarrado na garganta. Foi daí que surgiu este costume de abençoar as gargantas com o ‘São Brás'”, explicou Padre João Marcos.
O Padre contou ainda que São Brás era de uma família de pais nobres e recebeu educação cristã. Ele se consagrou como bispo quando era ainda muito jovem, e sofreu com a perseguição dos cristãos e por inspiração divina retirou-se a uma cova nas montanhas, um dia quando alguns caçadores foram procurar por animais na mata, encontraram pessoas esperando fora da cova onde o Santo se encontrava orando naquele local.
Segundo João Marcos, fizeram de tudo para que São Brás renegasse sua fé, mas ele não se entregou, e no tempo em que passou na prisão o Santo por intercessão de Deus, fez a cura em muitos detentos, ele sofreu muitas ameaças mas por amor e entrega a Deus, foi decapitado no ano de 316. Durante seu cativeiro na escuridão da prisão, recebeu de presente um par de velas para ser iluminado e aquecido, por isso em sua representação iconográfica o Santo aparece portando velas. “São Brás foi um pastor muito querido pelos fiéis. Então nós teremos na nossa missa das 15h e também na missa da noite, às 19h30, a bênção de São Brás,  que você possa levar a sua vela também, para que nós possamos usar e abençoar a sua garganta”, finalizou.
A celebração das 15h terá transmissão pela Ipiranga FM e das 19h30 pelo Facebook e canal no Youtube da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Texto: Andrea Borges, Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Imagem: Divulgação/PASCOM