Novas regras de rotulagem de alimentos entraram em vigor em outubro

Novas regras de rotulagem de alimentos entraram em vigor em outubro

Publicado em: 26 out, 2022 às 10:30

No início deste mês, no dia 9 de outubro, a embalagem da maioria dos alimentos mudou de cara. Houve mudanças na tabela nutricional e a parte frontal ganhou um selo quando o produto tiver alto índice de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio.

As normas estabelecem mudanças na legibilidade, no teor e na forma de declaração de informações na tabela de informação nutricional e nas condições de uso das alegações nutricionais, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.

A Nutricionista Michele Stavski explica sobre as mudanças nas rotulagens dos alimentos. “A partir de agora, fica muito mais fácil o entendimento em cada produto. A rotulagem frontal é um símbolo informativo aplicado na frente do produto na parte superior, objetivo é esclarecer ao consumidor de forma clara e simples, sobre o alto teor de nutrientes que tem relevância para a saúde, sendo: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Já a tabela nutricional passa a ter apenas letra preta e fundo branco, que é para afastar a possibilidade de contraste que atrapalha na legibilidade das informações. Outro ponto muito importante com essa nova mudança, é que a tabela nutricional agora apresenta o valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos e o número de porções para embalagens”, explicou a Nutricionista.

Confira os prazos de adequação:

Prazo de adequação

Tipos de produtos

9 de outubro de 2022 Novos produtos que entrarem no mercado após 9/10/22
9 de outubro de 2023 Alimentos em geral que já se encontram no mercado
9 de outubro de 2024 Alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal.
9 de outubro de 2025 Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.

 

Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde e Anvisa
Foto: Freepik