Nova secretária de saúde comenta sobre desafios à frente da pasta e contratações de médicos no Município

Nova secretária de saúde comenta sobre desafios à frente da pasta e contratações de médicos no Município

Publicado em: 8 jun, 2022 às 14:32

Hoje (08) a nova secretária de saúde de Palmeira, Ana Paula Ferreira Marques, esteve no noticiário P7 comentando sobre os desafios e objetivos ao assumir a pasta da saúde no Município.
Ela comenta como foi receber o convite para estar a frente da secretaria de saúde de Palmeira, e também sobre sua formação e trajetória até o momento. “Foi uma surpresa, confesso que já há um tempo estava afastada do Município de Palmeira e também das atividades na saúde do Município, mas logicamente fiquei lisonjeada e acredito que isso tem a ver com o trabalho que eu já desenvolvi no Município em outro momento e me sinto grata por essa oportunidade (…) Me formei em psicologia, vim pros Campos Gerais, logo que me formei na PUC em 2001, então eu resido aqui na região desde essa época, optei por vir para o interior e não permanecer no centro urbano, e então a minha trajetória sempre foi na área clínica na área de saúde mental, psicopatologia, atendimentos em atenção psicossocial, também trabalhei em instituições como a APAE na região, e isso me deu uma boa bagagem pro trabalho em equipe multiprofissional e por último eu estava no Hospital da Lapa no São Sebastião  trabalhando na linha de frente em relação a covid-19, e aqui em Palmeira eu iniciei os trabalhos anteriormente em 2006 por meio de concurso aonde permaneci até 2020, passei pela assistência social, depois fui pra saúde onde fiquei por dez anos, e em seguida na educação, onde eu trabalhei por quatro anos até ir pro Estado e agora estou retornando para o Município”, contou.
A secretária explica que no momento a maior dificuldade é equilibrar os pontos que precisam de mais atenção, pois segundo ela, na saúde tudo é urgente.”Neste momento a contratação de médicos  eu acredito que é o que mais nos preocupa não só com a população, mas com a gestão do município, nós já estamos neste caminho, este é o principal  carro chefe da saúde, então o objetivo é organizar o fluxo de atendimento nas unidades junto as equipes”, explicou Ana Paula.
A respeito da situação dos médicos na cidade, a nova secretária comenta que o Município possui oito unidades de saúde entre a área urbana e rural, que estão aguardando a chegada de médicos por meio de credenciamento.”Nos próximos dias a expectativa é que o credenciamento venha a suprir essa necessidade. O credenciamento poderia ser realizado por CNPJ ou CPF, foi aberto 12 vagas, hoje temos demanda para 8 unidades, nos tivemos três inscrições jurídicas e uma por CPF até o momento. A nossa expectativa é que demanda será coberta com esse credenciamento atual”, explicou Ana Paula. O credenciamento funciona sob demanda, ele fica vigente por 12 meses, e nesse 1 ano os médicos que tiverem interesse também podem se inscrever e ficar inscritos, pois se houver demanda haverá contratação.
Sobre a UBS de Witmarsum, a secretária contou que o projeto foi entregue a comunidade, e a obra esta em processo de licitação, mas segue sem prazo de execução no momento, pois depende do correr da licitação. “É importante falar da reforma da unidade de Queimadas, alguns serviços de lá foram deslocados para Vieiras no momento, para realização da adequação do telhado, troca de calha, é previsto que logo a logo a equipe volte para a unidade”, finalizou.

Texto e foto: Andrea Borges