No Dia Nacional da Prevenção a Obesidade, profissional destaca a importância da alimentação natural e atividade física

No Dia Nacional da Prevenção a Obesidade, profissional destaca a importância da alimentação natural e atividade física

Publicado em: 11 out, 2022 às 9:31

O dia 11 de outubro é o Dia Nacional da Prevenção a Obesidade. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

A Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Palmeira, Amanda Fernanda Lourenço dos Santos, destaca que ter qualidade de vida pode diminuir a predisposição a doenças. “A melhor opção para o tratamento da obesidade é a prevenção. Caso não seja tratada, ela pode reduzir a qualidade de vida, aumentando a predisposição a doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer”, explicou Amanda.

A organização mundial de saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Amanda pontua principais dicas para a prevenção desta doença, sendo elas: Uma alimentação natural, ou seja, o famoso descascar mais e desembalar menos, e a prática constante de atividade física, diminuindo o sedentarismo causado pelo estilo de vida atual. “Através de práticas saudáveis, prazerosas e moderadas são as formas mais eficazes de prevenção da obesidade, inclusive nas crianças que se desenvolvem obesidade na infância tendem a ser adultos obesos. O bem-estar promovido por uma vida fisicamente ativa poderá amenizar a busca na alimentação como uma das principais fontes de prazer, apontam alguns estudos, por que não unir o útil ao agradável? Movimente-se, uma pessoa ativa é uma pessoa mais feliz”, comentou a profissional.

 

Texto: Andrea Borges com informações de Ministério da Saúde

Foto: Canva