No Dia Internacional do Enfermeiro, profissional da Santa Casa destaca relação com os pacientes

No Dia Internacional do Enfermeiro, profissional da Santa Casa destaca relação com os pacientes

Publicado em: 12 maio, 2023 às 10:07

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e início da Semana da Enfermagem, celebrada há mais de 60 anos no país.

Dados de 2020 apontam que de acordo com um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a categoria, predominantemente feminina, representa 60% da força de trabalho na saúde, bem como do Sistema Único de Saúde. Estima-se que atualmente a classe já tenha atingido 70% dos profissionais do setor da saúde.

Emanuella Oliveira Dos Santos é uma das enfermeiras que atuam no Hospital Santa Casa de Palmeira. Ela conta a enfermagem sempre fez parte da sua vida e que se sentiu motivada a trabalhar na área por sua vó, que na época teve problemas de saúde.

Para Emanuella, a escolha da profissão também está intimamente ligada com a relação com os pacientes. “A minha escolha pela profissão realmente foi por presenciar a doença, mas também por saber que sempre tem alguém por nós, por que muitas vezes o profissional da enfermagem é o que da carinho para o paciente, que presta todos os cuidados, e que tem aquela conversa que às vezes eles não tem, a gente consegue estabelecer vínculos com isso (…)“, contou Emanuella.

Ela também explicou como é sua rotina de trabalho como enfermeira responsável técnica do Centro Cirúrgico. “Sou enfermeira responsável técnica do centro cirúrgico, então minha rotina é uma rotina um pouco mais tranquila, vamos dizer assim, com relação ao pessoal que faz plantões. Eu trabalho das 8h às 16h20 todos os dias da semana, e eu não estou  presente no hospital, sábados e domingos”, disse. 

Ao comentar sobre o que mais gosta da profissão, ela cita o contato com o paciente e seus familiares. E sobre a área da enfermagem que mais se identifica, é a obstetrícia. “O que eu mais gosto na minha profissão é esse contato, contato com o paciente e contato com um familiar, e dentro da enfermagem a gente tem inúmeras áreas, e o meu encanto pela enfermagem parte também da área de obstetrícia, eu ainda não tem a minha pós-graduação, mas é uma área que me encanta, acho o lidar com gestante extremamente lindo, e eu sou doula desde 2017 e trabalho com essa com essa parte juntamente com a enfermagem”, contou a enfermeira.

Falando sobre a saúde da mulher, Emanuella destaca a importância do preparo das gestantes para o melhor parto possível, enfatizando assim, a sua paixão pelo gestar e também sua atuação como doula. “Durante a faculdade, eu sempre me voltei muito a saúde da mulher, e eu sempre tive o sonho de ser mãe cedo, e eu engravidei da minha primeira filha em 2016 e por falta de suporte, de conhecimento, na época, foi o que mais me instigou a procurar para poder ajudar gestantes, por que ter esse suporte de uma pessoa com conhecimento te ajudando, te apoiando te dando todo aquele carinho, tendo esse vínculo, facilita muitas coisas durante a gravidez e no parto. Então, quando eu tive minha primeira filha, que me instigou a isso, eu busquei e fiz o curso de doula em 2017, atuei pouco na época em Chapecó quando fazia faculdade, mas quando eu fiz o meu estágio no final da graduação, eu fui pro centro obstetra assisti mais de 50 partos durante o meu estágio, e era sempre lindo de ver e sempre encantou muito esse início da vida, aquele primeiro contato da mãe como bebê”, comentou Emanuella.

A enfermeira também falou à Ipiranga FM contou que por trabalhar no centro cirúrgico o contato com os pacientes é  imediato antes da cirurgia, durante a recuperação pós anestésica. Um contato mais profundo com os pacientes são os atendimentos as gestantes. “Eu faço a visita antes da gestante ir ao centro cirúrgico, e após a cesárea, eu auxilio na amamentação, tenho esse primeiro contato de explicar, de orientar, de auxiliar na amamentação, e com isso, eu acabo ficando um pouco mais próxima, então eu consigo acompanhar mais o período desses outros dois dias que elas estarão por aqui pelo hospital, então eu tenho um contato mais direto com os pacientes na parte da maternidade geralmente”, disse a profissional.

Através desta reportagem a Ipiranga FM parabeniza todos os profissionais da Enfermagem que atuam em nosso município e se dedicam ao cuidado e bem-estar da população

 Texto: Bruna Camargo

Foto enviada pela entrevistada