No Dia Empreendedorismo Feminino, palmeirenses compartilham trajetória profissional

No Dia Empreendedorismo Feminino, palmeirenses compartilham trajetória profissional

Publicado em: 19 nov, 2021 às 14:07

“Eu não sonhei com sucesso. Eu trabalhei para ele”. A frase de Estée Lauder, dona de uma das empresas de produtos de beleza mais famosas do mundo exemplifica muito bem a força, determinação, coragem e persistência da mulher empreendedora.
Em diferentes áreas, com distintas trajetórias e opiniões, elas tem algo em comum: acreditaram no seu sonho e trabalham para isso.
30 milhões: esse é o número de mulheres brasileiras empreendedoras até o momento, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor. Esse número é equivalente a quase metade do mercado empreendedor (48,7%), e só em 2020 cresceu 40%, conforme dados da Rede Mulher Empreendedora.
Nesta sexta-feira, 19 de novembro comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data, uma iniciativa das Nações Unidas um convite para refletir sobre os desafios e avanços que as mulheres enfrentam quando decidem comandar o próprio negócio.
A Ipiranga FM conversou com algumas das tantas mulheres empreendedoras de Palmeira; Rafaela Kapp (KB Odontologia), Doâner Oliveira (Palmeira Lingerie) , Gabrielle Costa (Marvel Academia) e Karina Corrêa (Degusta Fit).
Rafaela Kapp possui juntamente com o marido Samuel, a KB Odontologia em Porto Amazonas desde outubro de 2018. A dentista conta que sempre teve o desejo de abrir seu próprio negócio e que por isso, superou o receio inicial em empreender

Para Rafaela, a maior dificuldade quando o assunto é empreendedorismo está no fato que são inúmeras questões que são apreendidas só na prática. A falta de previsibilidade ao ter seu próprio negócio também foi lembrada por ela.

Doâner Oliveira, mais conhecida como Duca, é proprietária da Palmeira Lingerie e trabalha informalmente na área desde 2017 conciliando também com outro trabalho. Ela contou que em 2019 sentiu a necessidade de formalizar o trabalho com a loja. A empreendedora comentou que o espírito empreendedor estava presente em sua vida desde a infância. A paixão por moda íntima e seu potencial de elevar a autoestima foi que deu início ao seu negócio.

Ao falar sobre os desafios e dificuldades em empreender, Doâner lembrou como a pandemia acabou impactando setor. Outro ponto destacado por ela foi a importância em perseverar sempre.

A empreendedora também comentou uma das características do empreendedorismo: conviver com o inesperado. Para Doâner, é algo intrigante, mas ao mesmo tempo, fez com que  ela se encantasse em empreender.

Karina Corrêa é proprietária da Degusta Fit, ela contou que começou a empreender na época da faculdade quando começou a fazer marmitas para ajudar com os custos da faculdade de Nutrição. Para ela escolher o nicho de mercado que realmente gosta e não apenas pensar no dinheiro, é determinante para um negócio bem sucedido. Os desafios da mulher empreendedora também são destacados por Karina.

A proprietária da Marvel Academia Gabrielle Costa possui seu próprio negócio há pouco mais de dois anos. Ao contar sobre sua trajetória empreendendo, ela destaca sua mãe, que também é empreendedora como maior exemplo e inspiração.

Rafaela, Doâner e Karina compartilharam suas opiniões sobre o papel do incentivo ao abrir seu próprio negócio, tanto da família como também de outras mulheres. O crescimento do empreendedorismo feminino também foi destacado.

As principais características da mulher empreendedora como a persistência, o foco, a iniciativa e também apoio a outras mulheres foram citadas pelas empresárias.

Incentivar o empreendedorismo feminino é muito mais que estimular a liberdade financeira, mas também apoiar vontade das mulheres em superar desafios e seguir seus sonhos e objetivos.

Foto: Arquivo Pessoal
Texto: Bruna Camargo