No Dia do Teatro Municipal, historiador destaca prédio que é um dos símbolos da cultura de Palmeira
Nesta terça-feira (11) comemora-se o Dia do Teatro Municipal. De acordo com informações da Biblioteca Nacional, a data comemorativa relaciona-se com a criação do Museu do Teatro Municipal de São Paulo, em 11 de outubro de 1983.O museu foi criado no intuito de preservar a memória da instituição.
Em Palmeira, no último dia 22 de setembro foi reinaugurado este espaço considerado um dos símbolos da cultura em nosso município.
De acordo com informações do historiador e Assessor de Cultura e Turismo Paulo Taufer, o Cineteatro Municipal foi construído entre os anos de 1947 e 1951, durante a gestam de Benjamin Malucelli. “Uma pessoa que tinha forte engajamento, um amplo apoio à vida artística e cultural de Palmeira. Inclusive, esse é um dos motivos do porquê da grandiosidade do nosso Cineteatro, uma obra muito grande, com uma capacidade muito grande. Na época ali havia mais de 600 lugares. Imagine um Cineteatro com 600 cadeiras para uma cidade como Palmeira, em 1951 ainda por cima. Isso demonstra o tamanho da ambição em ter um espaço cultural dessa magnitude naquele tempo “, disse ele.
Taufer também contou que nesta época o cinema funcionava com dois projetores analógicos e que boa parte dos filmes que passavam eram filmes contemporâneos da época. “Eram os lançamentos realmente que estavam no cinema hollywoodiano, que chegavam nas grandes salas de cinema do Brasil vinham para Palmeira. Óbvio que ao passar do tempo, ao longo das décadas essa atualização, vai perdendo espaço, perdendo terreno, então pode-se dizer que o cineteatro vai ‘minguando’ mesmo em termos de qualidade. A qualidade artística dos próprios filmes, algo que é sempre citado por historiadores do tema, até o começo dos anos 90, quando infelizmente, as sessões de cinema se encerram. Então o cinema em Palmeira vai até o começo dos anos 90, nesses moldes mais antigos. Claro, sempre teve o espaço e sempre foram festejados, muitos eventos, peças de teatro (…)”, contou Paulo.
Em entrevista à Ipiranga FM, o historiador lembra que longo do tempo o espaço recebeu outras reformas, citando a que aconteceu em 2001, por exemplo, sendo naquele período também considerada uma reinauguração. “Ali nesse momento já não havia mais cineteatro, era basicamente o teatro nesse momento. Foram mais 13 anos de atividades, 2014, quando ele fecha novamente e agora retorna em 2022”, lembrou o Assessor de Cultura e Turismo.
Ao citar as últimas apresentações que aconteceram no Cineteatro Municipal desde o fim de setembro, ele comentou sobre resgate deste espaço. “Estamos conseguindo resgatar a importância central do cineteatro para cultura da cidade. Temos assim a participação dos artistas municipais em um espaço centralizado, um espaço com uma estrutura incrível, que faz inveja todas as cidades da região. Poucas cidades região, sobretudo cidades com o porte de Palmeira, podem se orgulhar de ter um cineteatro tão bonito, tão belo, com uma história tão rica e tão importante para a comunidade ao seu redor”, aponta Taufer.
Texto: Bruna Camargo
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais