No Dia do Médico Clínico, médica da Bolívia comenta sobre sua trajetória até Palmeira
No dia 16 de março comemora-se o Dia do Clínico – uma homenagem à especialidade com o maior número de médicos titulados no Brasil. Em entrevista ao Noticiário P7, a Médica Daniela Justiniano Suarez, da Bolívia, comentou sobre sua formação e vinda para Palmeira, juntamente a Secretária de Saúde, Ana Paula F. Marques que falou sobre as atividades da Secretária Municipal de Saúde.
Daniela Justiniano Suarez formou-se em 2015 na Bolívia, pela Universidade Gabriel René Moreno (UAGRM). Ela contou que fez todo o processo de revalidação do seu diploma para poder trabalhar aqui no Brasil, este processo demorou 4 anos por conta da pandemia.
Ela comentou também que sempre quis morar no Paraná. “Eu fiz o curso de complementação em Araucária, e eu gosto do clima, da população do Paraná em si. Quando saiu uma vaga aqui para Palmeira eu me candidatei e fui muito bem acolhida, iniciei meu trabalho no posto do Rocio I em agosto do ano passado, depois eu fui para Queimadas, e há uma semana estou novamente aqui no Rocio I”, disse Daniela.
Sobre os atendimentos cotidianos, a profissional comentou que atende de tudo um pouco, desde gestantes, crianças, idosos, como também casos envolvendo a saúde mental. “A gente está vendo cada vez mais pessoas mais novas, com crises de ansiedade, com depressão, é um tema bem delicado (…)”, comentou a profissional.
Ela deixou algumas dicas para cuidar bem da saúde. “Como a gente sempre fala, a pratica de esportes, comer comidas saudáveis, mudar alguns hábitos, são algumas formas de prevenir doenças, e também cuidar da saúde mental, manter a mente ocupada, ter um rede de apoio também são importantes para um vida mais leve e saudável”, disse a médica.
Atividades da Secretaria de Saúde
Sobre os principais objetivos, projetos e ações da Secretaria de Saúde, a secretária comentou que o foco neste ano é garantir que as ações propostas pelos gestores estejam de acordo com o orçamento público, com os recursos aplicáveis. “O que está em ênfase principalmente, é o projeto de castração, nossa ideia é, além de melhorar, ampliar este programa, por meio de parcerias, e também despertar a consciência da população no sentido de adoção responsável, de não abandonar animais, inclusive animais de grande porte (…)”, comentou Ana Paula.
Um dos objetivos para 2023 também é o investimento de capital em equipamentos para as unidades básicas como imobiliário e veículos. “Nós recebemos um aporte da Sesa para adquirir 7 veículos e também da Câmara de Vereadores para aquisição de 3 veículos. Vamos adquirir também 2 ambulâncias e mais uma van para transporte de pacientes para finalidades de especialidades”, destacou a secretária.
No momento está sendo implantado no município o programa Planifica SUS, que tem como objetivo qualificar a atenção nas unidades de saúde, para que elas tenham processos semelhantes umas das outras, contou a secretária. “O Rocio II foi a unidade modelo na vitrine para a implantação do programa, agora em abril vamos passar por um processo de revalidação, e aí passamos para a expansão de mais 3 unidades no Município, com o apoio da terceira regional”, comentou Ana Paula Ferreira Marques.
Texto e foto: Andrea Borges
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais