No Dia do Ginecologista, médico comenta que a ginecologia cuida da mulher como um todo
O Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra é comemorado anualmente em 30 de outubro. Esse profissional está presente durante toda a vida da mulher, desde a primeira menstruação – no começo da adolescência – passando pela gravidez, e chegando aos anos da menopausa, quando a mulher deixa de produzir óvulos e menstruar.
O médico responsável por tratar das mulheres grávidas é conhecido por Ginecologista Obstetra. Este profissional também é o responsável em auxiliar as fases de reprodução da mulher, aconselhando os melhores métodos, caso hajam dificuldades para engravidar.
O Médico Ginecologista e Obstetra, especialista em sexualidade, Vinicius Guadagnin, conta que desde criança sempre gostou muito de estudar o corpo humano, e já sonhava em fazer medicina, quando terminou o ensino médio, fez alguns vestibulares, passou em alguns e começou a fazer a faculdade de medicina na cidade de Maringá. Ele compartilhou o motivo de escolher a ginecologia após finalizar a graduação. “Me formei então em medicina e pensava em fazer uma especialidade em que eu pudesse tratar o ser humano como um todo, não apenas de forma cirúrgica ou de forma clínica ou de forma hospitalar, mas que eu pudesse cuidar do ser humano de uma forma mais integral e por isso eu me interessei mais pela área da ginecologia. A ginecologia é uma área que eu posso é cuidar da mulher como um todo, tanto da saúde física, da saúde emocional, da saúde sexual, a parte cirúrgica e a parte hospitalar, a parte de obstetrícia, parto, puerpério. Então eu vi que ali eu conseguia realmente ser o médico da mulher e que em uma única consulta ou com um único médico, a mulher conseguiria resolver quase todos os seus problemas”, disse o Médico.
Ao concluir sua residência no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, Vinicius percebeu que eu ainda queria mais, e gostaria de continuar estudando, e decidiu realizar uma pós-graduação em sexologia clínica. “Sou então especialista em sexualidade, justamente para tratar de todas as questões relacionadas à sexualidade da mulher. E além disso, estou fazendo uma especialização de ginecologia endócrina e ginecologia da infância e adolescência no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar justamente de todos os distúrbios hormonais, menopausa, climatério, alterações de fluxo menstrual e vida, da parte hormonal da mulher, então como vocês podem perceber, o meu objetivo como médico e como ginecologista é justamente trazer qualidade de vida, para todas as mulheres que passam pelo meu consultório. Sou muito grato pela profissão que eu exerço hoje, principalmente pelas minhas pacientes”, comentou Vinicius.
Texto: Andrea Borges com informações de Calendar
Foto enviada pelo entrevistado
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais