No Dia do Fonoaudiólogo profissional comenta sobre a importância da profissão
Os fonoaudiólogos são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Hoje 9 de dezembro os profissionais celebram sua profissão, instituída através do Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981.
De acordo com a profissional, Lauriane Mendes, natural de Palmeira e formada pela Faculdade Sant’Ana, a fonoaudiologia é a ciência que cuida dos processos de comunicação humana e de todo o seu desenvolvimento. Ela atua em todas as faixas etárias, na promoção da saúde, avaliação, diagnóstico, orientações, terapias de habilitação de reabilitação, monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos envolvidos também na audição, linguagem, articulação da fala, voz e fluência, que é popularmente conhecida como gagueira.
Lauriane explica que atualmente, a fonoaudiologia conta com 14 especialidades, que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. “Dentre essas especialidades está a área da linguagem, e é aí que inicia a minha trajetória, em janeiro deste ano, eu recebi uma proposta de trabalho na região metropolitana de Curitiba e esta proposta era pra eu prestar serviços de forma terceirizada em um departamento público, o trabalho é de atendimento clínico com as crianças da rede municipal de ensino, foi um desafio grande e eu precisaria residir nesta cidade para conseguir efetuar o trabalho”, explicou.
A profissional aceitou a proposta e iniciou sua jornada no atendimento clinico, onde atua juntamente a uma equipe multidisciplinar que contém psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicopedagogo e psicóloga educacional que compõem uma equipe que realiza avaliação psico educacional. “Então, neste ano eu vivi dias intensos, de muito trabalho e também de muito aprendizado com essas crianças, e eu descobri o quão importante nós somos, e o quanto nós podemos transformar o mundo e o futuro das nossas crianças através da fonoaudiologia. Para o ano de 2023, o meu projeto é voltar para Palmeira e aqui eu quero expandir o meu trabalho”, comentou Lauriane.
Texto: Andrea Borges com informações de Calendar
Foto enviada pela entrevistada
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais