No dia do comerciante, proprietários e gerentes comentam sobre seus comércios em Palmeira

No dia do comerciante, proprietários e gerentes comentam sobre seus comércios em Palmeira

Publicado em: 16 jul, 2022 às 22:48

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país. O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.
Ainda segundo informações do site Calendarr, o Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.
De acordo com dados da Prefeitura Municipal, Palmeira conta com um total de 1.111 empresas, 339 fazem parte do comércio varejistas de bebidas, 347 são varejista de artigos do vestuário e acessórios e 249 são do ramo de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, ainda conforme informações da Sala do Empreendedor de Palmeira, muitos são Meis que vendem no ramo de porta a porta, mas que  obviamente não deixam de ser comércio.
No ramo de Supermercado, a tecnologia está aliada ao crescimento. O Supermercado Franco conta hoje com lotérica, restaurante comercial e restaurante industrial, e também com um diferencial das carnes comercializadas no açougue virem através de produção própria. Segundo o proprietário, Mario Celso Franco, somando todas as atividades, o seu comércio conta hoje com 180 funcionários. “Hoje, a tecnologia ajuda muito, nós temos o supermercado, restaurante, venda online, nós temos aplicativo que acompanha nossa empresa, onde podemos estar vendo vários dados, a parte do agro também evoluiu muito pois temos a nossa produção hoje, e seguimos crescendo em fator da tecnologia”, comentou.
Uma das lojas mais antigas e tradicionais de Palmeira, do ramo de vestuário e confecções, é a Loja Odorico que completará 52 anos de existência em 16 de outubro. Para Claudia Albuquerque Wendler, gerente da loja, é uma satisfação atender diversos públicos e fazer parte de um negócio consolidado em Palmeira. “A loja foi fundada em 1970, na época, o seu Odorico era sapateiro, ele tinha uma sapataria no mesmo local onde é a loja hoje, e ele convidou meu pai, o senhor Ney Albuquerque para comercializar calçados, brinquedos, roupas e artigos em geral. Temos uma grande satisfação e agradecemos a todos seus clientes e amigos que de uma forma ou outra colaboraram para o nosso sucesso e nossa abençoada trajetória”, disse Claudia.
A Loja Sportek e a Farmácia Santo Antônio são sinônimo de referência e fidelidade do público, por também serem atuantes a muitos anos no comércio palmeirense. Gilmar Chemin acredita que o maior patrimônio da Loja Sportek é o cliente. “Aqui cada cliente que entra é um amigo. A população viu o nosso percurso desde o início, começamos pequenininhos e viemos aumentando as marcas e tudo mais, até a gente conseguir o nosso ponto comercial que hoje todo mundo tem como referencia e conhece,  estamos aqui com uma loja ampla, várias marcas, todas bem conhecidas, e isso é muito gratificante”, comentou.
Marcia Raush Scolimoski, proprietária da Farmácia Santo Antônio, conta que uniu duas coisas ao ser comerciante. “Eu não sabia que eu era vendedora, eu tinha vocação de farmacêutica, e isso se juntou e hoje eu faço o que gosto e é o que da sustento para minha família”, disse. Ela comentou ainda como é gratificante atender o público em 22 anos de portas abertas. “A gente já cuidou de muitos pais e mães de primeira viagem que tiveram seus bebês e hoje esses bebês já são grandes, então são inúmeras histórias muito boas, eu falo, muito melhor do que dinheiro no bolso, é a essa recompensa que a gente tem de fazer as pessoas voltarem a ter saúde e com terem mais qualidade de vida”, finalizou.

Texto: Andrea Borges com informações de Calendarr