Museu Histórico de Palmeira está aberto para visitação: Saiba quais as orientações para ir até o local

O museu histórico de Palmeira foi reaberto ao público, as visitas são gratuitas, sem necessidade de agendamento, devendo seguir os protocolos de prevenção a covid-19, com uso de álcool gel, máscara e distanciamento social. Nos sábados o Museu está aberto das 13h às 18h.
Paulo Taufer, Chefe de Cultura da Prefeitura Municipal de Palmeira, contou que ao todo o museu conta com 18 exposições montadas, sendo 17 permanentes e uma temporária. Ele destaca a Exposição Temporária: “Memória e Imigração Polonesa: os estudos de Helena Orchanheski”. “Ela merece ser visitada, pois tem duração mais curta (até fevereiro de 2022). Das permanentes, destaco nosso acervo referente à FEB (Força Expedicionária Brasileira, pelo número e pelo aspecto inusitado da participação de alguns “praças” palmeirenses em um evento de proporções mundiais como a 2ª Guerra Mundial. No piso inferior, a minha exposição mais cara é a “História Social do Trabalho em Palmeira”, onde através de um acervo bastante variado, o visitante viaja pela história de Palmeira contada através das relações de trabalho em nossa cidade”, disse.
Paulo também contou sobre o significado do nome do museu. “O Museu Histórico de Palmeira – Dr. Astrogildo Freitas é uma homenagem ao estudioso de nossa história: Astrogildo de Freitas, nascido em Palmeira em 1901, viveu até os 104 anos e boa parte de sua vida foi dedicada aos estudos da história, geografia e aspectos sociais de Palmeira”, explicou.
O Chefe de Cultura destacou as readequações feitas ao prédio. “Primeiramente, os 3 pisos estão abertos aos visitantes. Agora, a experiência de visitar o Solar e o museu ocorre pelos mais de 400 m² do espaço. A expografia, bem como iluminação e mobiliário, foi renovada. Agora as visitas são autoguiadas, as informações nos painéis e legendas estão mais claras e didáticas sobre as peças e sobre sua história”, disse Paulo.
Orientações para as visitas
As visitas são livres, gratuitas. As visitas de grupos maiores como turmas de estudantes com que requerem mediação necessitam agendamento junto à Secretaria de Cultura. Quanto às visitas livres, crianças devem estar acompanhadas de um responsável, não é permitido comer ou consumir bebidas durante a visita. Cuidados com distanciamento ainda são tomados, bem como o uso de máscara a todo momento.
Da redação
Fotos: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Rafael Greca recebe livros de Arnoldo Monteiro Bach
O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esteve em Ponta Grossa na última sexta-feira (21) para uma palestra sobre o Paranismo, promovida pela Academia de Letras dos Campos Gerais. Durante o evento, o escritor, professor e historiador Arnoldo Monteiro Bach fez questão de presentear Greca com três de seus livros, Leia Mais