Município alerta para cuidados em relação à Febre Amarela
A Prefeitura Municipal de Palmeira divulgou que aa última sexta-feira (16) foi confirmado que um primata não humano coletado no município de Fernandes Pinheiro teve resultado positivo para Febre Amarela.
Como Fernandes Pinheiro faz divisa com nosso município, o município reforça a necessidade de prevenção e os cuidados que devem ser tomados.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos), cujo reservatório natural são os primatas não humanos que habitam florestas e matas tropicais e que não transmitem a doença, mas sim atuam como sentinelas, ou seja, a mortalidade destes animais pode indicar a presença do vírus em uma determinada região.
A orientação da Prefeitura é de que ao encontrar macacos mortos, o munícipe deve comunicar a Secretaria Municipal de Saúde ou o Setor da Vigilância Sanitária.
O telefone da Secretaria de Saúde é o 42 3909-5097 e da Vigilância Sanitária 42 3909 5096. A população também pode entrar em contato através do (62) 98321-8068.
Sintomas
Os sintomas iniciais incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% dos casos apresenta um breve período de melhora e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença. Nesses casos, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. De 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a forma grave da doença morrem.
Vacinação
De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Paraná, a vacina contra Febre Amarela está disponível nas unidades de saúde de todo estado. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar. É fundamental cobertura vacinal da população em todo o território nacional, uma vez que esta é a principal forma de prevenir a febre amarela.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura de Palmeira e Secretaria de Saúde do Paraná
Foto: Reprodução
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais