Mulheres são a maioria nas pastorais e movimentos da Paróquia

Mulheres são a maioria nas pastorais e movimentos da Paróquia

Publicado em: 8 mar, 2022 às 9:20

Para comemorarmos o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, queremos destacar o trabalho feminino nas diversas pastorais, serviços e movimentos da Paróquia. Como o exemplo de Débora, Ester, Ana Maria da Nazaré, Maria Madalena, Verônica, Marta e Maria, as mulheres de nossa paróquia nos ensinam com seus exemplos a caminhar ao lado de Jesus.
Nos trabalhos realizados pela Pastoral Familiar e Encontro de Casais com Cristo (ECC) dividem com seus esposos, a missão de proteger as famílias. O número de casais do ECC e da Pastoral Familiar em Palmeira somados já ultrapassa os 600 casais.
A missão de catequizar é uma das atividades em que as mulheres, jovens e adultas mais se destacam, segundo dados da paróquia, dos 270 catequistas das diversas comunidades, cerca de 225 são mulheres, o que corresponde a 83%. E o trabalho começa cedo, dados dos acólitos e coroinhas da paróquia também mostram o trabalho das meninas, são 94 coroinhas e 53 Acólitas que juntas somam 147 de um total de 258 integrantes deste ministério. Neste caso são 57% ou seja, mais da metade.
Outro destaque importante do trabalho das mulheres está no papel de Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão, onde de um total de 218 ministros atuantes, 116 são mulheres, 53%, cumprindo com todos os trabalhos relativos à missão que desempenham, como auxiliar aos sacerdotes, presidir celebrações ou visitar doentes e levar a Sagrada Comunhão.
O trabalho desenvolvido pelas mulheres na igreja também passa pela Administração, onde quatro comunidades são administradas por presidentes, além das muitas que participam dos Conselhos de Comunidade desempenhando outras funções. Há mulheres ainda nas equipes de Liturgia, Cantos, Legião de Maria entre muitos outros.
Também não podemos esquecer as atividades religiosas, a Paróquia conta com duas Congregações, as Irmãs Vicentinas, com três integrantes, além das irmãs da Sagrada Família, que no Lar Sagrada Família atuam quatro irmãs e mais cinco que se dedicam ao Colégio Sagrada Família.
Elas são mães, irmãs, esposas, amigas, sempre prontas para nos ajudar a conhecer nossa missão e a desempenhá-las cada vez melhor. Seja servindo ao altar, nos cuidados com a assembleia, na animação da liturgia, ensinando e muito mais. Como discípulas missionárias, encantam com sua dedicação, carinho e conhecimento, acima de tudo nos ajudando na caminhada, prontas para assumir seus compromissos com dedicação carinho e amor.
A todas as mulheres que realizam qualquer um desses trabalhos importantíssimos.

Texto: Rinaldo Agottani
Foto: Arquivo/ Elder Scolimoski