Moradores do interior de Palmeira participam de reunião para reivindicar melhoria nas estradas rurais

Cerca de 40 moradores de diversas localidades do interior do município estiveram nesta tarde (15) na Central de Atendimento ao Cidadão para uma reunião com o Prefeito Sérgio Belich. O encontro solicitado pelo Vereador Joslei Sequinelli, também teve a presença dos Vereadores Egon Krambeck, Gilberto Rogalski e Odair José Sanson Júnior, Secretário de Desenvolvimento Rural Fernando Voltarelli e Diretor de Infraestrutura Rural Sérgio Bassani.
O objetivo era levar ao Executivo Municipal a principal reivindicação dos munícipes do interior de Palmeira: a manutenção das estradas rurais.
No início da reunião o Secretário de Saúde Giovatan de Souza Bueno participou explanando aos munícipes sobre o cenário do serviço médico em Palmeira, uma vez que outra grande demanda constantemente reivindicada pela população, trata-se da falta de médicos no município.
De acordo com o Secretário de Saúde, atualmente, das 15 Unidades de Saúde, sete estão sem médicos para atender a população. Ao explicar as razões que levaram a esta situação, Giovatan destacou entre os motivos, pandemia que fez com que os profissionais fossem trabalhar em outras cidades com melhores condições, como de salário por exemplo e a falta de concurso público.
Ele relatou que a pandemia impossibilitou a realização de concursos, porém levantou o questionamento de que gestões anteriores poderiam ter realizado as contratações através dos concursos, uma vez que no passado não havia pandemia.
Ao ser questionado sobre o que impede a atual gestão de promover um concurso, Giovatan afirmou que já foi aprovada a criação de uma comissão para tratar do assunto, porém trata-se de um processo que leva alguns meses, uma vez que há várias questões burocráticas a serem cumpridas.
O Secretário de Saúde ainda explicou o que a Prefeitura vem fazendo para solucionar a falta de médicos e até que um concurso será realizado.
Ao tratar sobre a questão das estradas rurais, o Prefeito destacou a importância de os munícipes fazerem reclamações, reivindicações e até mesmo denúncias através da Ouvidoria do Município, para que a administração municipal tenha conhecimento da situação.
Belich falou aos presentes que atualmente o Município possui cerca de R$ 42 milhões em caixa. “Nunca na história Palmeira teve um dinheiro como tem hoje”, disse ele. Ao falar sobre o valor disponível, ele foi indagado sobre o porquê de não usar parte deste recurso para compra de equipamentos que possam contribuir com a manutenção das estradas rurais. Belich então destacou a atualmente, a maior dificuldade da Prefeitura é a morosidade nos processos, uma vez que tudo que envolve dinheiro público, passa por burocracias.
Nas palavras de Belich ele reforçou que “escolheu fazer as coisas do jeito certo” e que “não são feitos escambos”.
“Estradas rurais e saúde são os maiores problemas de Palmeira há 20 anos”, afirmou o Prefeito.
Em sua fala, o Prefeito também alegou que do período de 1 ano e 2 meses que está a frente da gestão atual, o município esteve oito meses sem britador.
Ele também pontuou que desde que assumiu o mandato, a pasta responsável por estradas rurais vem “apagando fogo” ou seja, fazendo serviços emergenciais e que após estes reparos, o objetivo da gestão atual é realizar trabalhos duradouros e que realmente busquem solucionar este anseio antigo da população.
Texto e foto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves celebra 78 anos de história
No último sábado (26), o Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves comemorou 78 anos de história e conquistas na educação de Palmeira e região. O diretor Lívingston Garcia usou as redes sociais da instituição para homenagear a escola e celebrar Leia Mais