Monte Alegre celebra Nossa Senhora de Czestochowa neste domingo (28)

Monte Alegre celebra Nossa Senhora de Czestochowa neste domingo (28)

Publicado em: 27 ago, 2022 às 14:42

Neste domingo (28) a comunidade de Monte Alegre realiza a festa em louvor a Nossa Senhora de Czestochowa. Assim como em demais localidades do nosso município, as festividades também enaltecem a cultura polonesa.
A programação inicia às 6h com alvorada festiva, a missa será celebrada às 10h. A partir das 12h será servido almoço que contará com: alcatra, filé, carneiro, frango, maionese, arroz, macarrão caseiro, saladas e pierogi. Durante a tarde haverá leilão e bingo com início às 13h, e o matinê dançante será com Celso Taborda. Haverá uma montada cozinha com doces, salgados, além de cerveja caseira e bebidas em geral.

História da comunidade
O acesso à comunidade é pela PR 151, próximo ao Parque de Exposições Francisco Rutcoski (CTG Caminho Das Tropas). Monte Alegre fica há cerca de 10km da igreja Matriz de Palmeira. Segundo texto da historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer publicado no Jornal Ipiranga de março de 2020, edição 209, em uma área pública se construiu um posto de saúde, próximo a um campo de futebol onde as pessoas da redondeza passavam as tardes de domingo num bonito entretenimento. Denominaram aquele lugar, dada a geografia do terreno, como “Monte Alegre”, pois ali se reuniam a juventude, as crianças e os mais velhos, viviam momentos de alegria. No quesito religioso as famílias frequentavam as celebrações na comunidade Boqueirão, não muito próximo dali. “Dada uma certa distância as pessoas ali residentes resolveram construir naquele local em 1983, uma sala para catequese, que depois serviu também para a reza do terço entre outras celebrações. Transcorria o ano de 1986 aquele espaço se tornou pequeno, tamanha a adesão dos católicos das redondezas que passaram a frequentar os atos litúrgicos, houve então a necessidade de se construir um templo. Muitas articulações foram efetivadas dentre elas o convencimento do então pároco Padre Aurélio que não queria formar mais uma comunidade, alegava que apenas dois padres para atender, não dariam conta, chegou a dizer que: a comunidade precisava formar um padre para isso”, aponta o texto.
Ainda segundo a historiadora, a luta seguiu sem os desânimos dos membros da comunidade que continuaram com a proposta de construir um templo e formar uma nova comunidade na paróquia. Idealizaram uma nova campanha em 1994 para a construção de uma igreja devotada a Nossa Senhora de Czestochowa (Nossa Senhora de Monte Claro) padroeira da Polônia, já que a maioria dos seus moradores são descendentes, e assim se fez, o sonho se concretizou. Era o ano de 1998, quando um filho da comunidade, Adão Pawlak, foi ordenado padre. “Com isso, o pároco se rendeu e autorizou o então Padre Adão Pawlak a celebrar sua primeira missa na comunidade, e o ânimo do catolicismo foi fortificado. Para reforçar os desígnios da comunidade em 1999 a visita do padre missionário Leocádio deu mais força na caminhada, criou-se o primeiro conselho e assim definitivamente a comunidade estava instituída”, mostra o documento de Vera.

Curiosidade
A historiadora descreveu no texto que a comunidade de Monte Alegre mantém viva a tradição da devoção à Nossa Senhora de Czetochowa que tem a data de 26 de agosto como seu dia. “Por isso, em data bem próxima ao último domingo desse mês é que realizam sua festa, preparada para receber os devotos de todo o município. Como atração, muitos moradores da comunidade criam durante o ano várias galinhas que no dia da festa são soltas no bosque que ladeia a igreja. As crianças são as principais candidatas a pegar essas galinhas, o que torna a brincadeira uma grande atração. Quem conseguir pegar as galinhas sem agressão, pode levá-la para casa como prêmio”, finalizou.

Texto: Andrea Borges
Foto: João Borges Júnior/Arquivo PASCOM