Mesmo com lei, vagas exclusivas continuam sendo desrespeitadas
Conforme o Estatuto do Idoso e Portadores de Deficiência e Mobilidade Reduzida, e também pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, condutores idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência, ou que ajudam no transporte delas, têm direito a estacionamento exclusivo, mediante credencial. Além disso, gestantes também possuem direitos as vagas reservadas. Com leis que asseguram esse direitos, as vagas exclusivas são oferecidas também no comércio, como supermercados e lojas. Tanto as vagas em locais públicos ou particulares devem ser respeitadas da mesma maneira.
De acordo com informações do Departamento de Segurança e Trânsito do município, recomenda-se que gestantes, idosos e pessoas que usam cadeira de rodas retirem sua credencial para utilização destas vagas. A credencial deve ser retirada no CIRETRAN de Ponta Grossa, no entanto as pessoas que tem direito a vaga e ainda não possuem o cartão credencial podem estacionar nas vagas reservadas. Porém a orientação é de que a credencial seja providenciada.
O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Álvaro Bacila adiantou que uma campanha será lançada com intuito de conscientizar a população a respeito das vagas de estacionamento para idosos, gestantes e usuários de cadeira de rodas.
Fotos: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais