Mês de Fevereiro destaca o 'Dia Mundial das Doenças Raras'

Mês de Fevereiro destaca o 'Dia Mundial das Doenças Raras'

Publicado em: 1 fev, 2024 às 12:43

O mês de fevereiro de 2024 terá um evento que, apesar de previsto no calendário, é raro. Como em todos os anos bissextos, o mês terá 29 dias. E é justamente por esta raridade que o último dia do mês, neste ano, é o Dia Mundial das Doenças Raras.

Segundo o Ministério da Saúde, a data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras para sensibilizar governantes, profissionais de saúde e a população sobre a existência e os cuidados com as doenças raras. A intenção é levar conhecimento e incentivar as pesquisas para melhorar o tratamento dessas enfermidades.

No Brasil, uma lei de 2018 instituiu o Dia Nacional de Doenças Raras a ser celebrado no último dia do mês de fevereiro. É considerada doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de cem mil indivíduos.

O número exato dessas enfermidades não é conhecido, mas a estimativa é de que existam entre seis mil e oito mil tipos diferentes de doenças raras no mundo. Geralmente as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes, podendo ser degenerativas e também levar à morte. Muitas delas não têm cura e o tratamento é feito para aliviar os sintomas ou retardar seu aparecimento.

‘Fevereiro Roxo’

Celebramos ainda, o ‘Fevereiro Roxo’ que é o mês de conscientização de doenças como o Alzheimer, Fibromialgia e o Lúpus. Essas doenças apresentam diferenças, mais tem algo em comum: são incuráveis. Realizar o diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da campanha, que ajuda no controle dos sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Informações e foto: Ministério da Saúde