Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5

Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5

Publicado em: 25 abr, 2025 às 14:04

Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5.
O anexo a Ordem de Serviço, documento militar que determinava quais militares seriam deslocados da capital para o novo aquartelamento, destacou os primeiros oficiais e praças que ocupariam as dependências do DRAM-5.
O Comando da unidade ficou a cargo do Oficial, 2º Tenente, R/2 INF, Fábio Lopes de Oliveira. Foram destacados também os sargentos, 3º Sgt Bráulio Gonzales, como Serviços Gerais, 3º Sgt Nestor Gomes Correa, Auxiliar de Aprovisionamento, 3º Sgt Salomão Vaz Fernandes, como Auxiliar de Munições, 3º Sgt Ademir Francisco de Araújo, Auxiliar de Armamento e os cabos e soldados, CB 166 Alfredo Plucinski, Motorista, Cb 45 Francisco Ubiramar Dantas, Auxiliar do Sub Tenente, CB 50 João Moreira de Lima Filho, Auxiliar de Munições, Sd 112 Deutz Del Santoro, Auxiliar do Almoxarifado, Sd 132 João Lima de Sene, Auxiliar do Sub Tenente, Sd 149 Nilton Farias Mendes, Carpinteiro, Sd 98 Ademar Luiz Marques, Cozineiro/Cassineiro, Sd 107 Aparecido Afonso, Cozinheiro/Cassineiro, e ainda os recrutas, Sd 185 Edson Roberto Pinto Cassilha, Sd 187 Euraci Oliveira, Sd 170 Adilson Dugonski, Sd 186 Edvar Rodrigues da Silva, Sd 234 Romualdo Tavares, Sd 167 Acácio José Duarte, Sd 192 Francisco Siqueira, Sd 195 Ilton Cosme Marcante e o Sd 232 Plínio Edson Soppa.
A chegada oficial dos primeiros militares a ocuparem as dependências do DRAM-5 ocorreu no dia 22 de abril de 1975, e ao longo daquele ano, novas levas de militares graduados e soldados foram se juntando ao primeiro grupo, formando de forma escalonada o efetivo daquele ano.
Nesta quinta-feira (24) nas dependências do atual 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento, aconteceu uma homenagem a diversos militares que integraram o grupo precursor, além de civis, representando diversas áreas do município.
Foram homenageados o 1º Tenente Fábio Lopes de Oliveira, Comandante do Destacamento Precursor, o 1º Tenente Ademir Francisco de Araújo, o 3º Sargento Ubiramar Dantas, o 1º Sargento Rafael Klechowicz, o Sub Tenente Reginaldo Ferreira Thaupá, além do Sub Tenente José Carlos Simão Ferreira, o 3º Sargento José Antonio Galvão, o 2º Tenente Jaci Quintino de Souza, o Capitão Anízio Marciano de Souza, o 1º Tenente Mauro José Bueno Cândido, ainda o 2º Tenente Arlindo Zenkner, o Capitão Alvino Chemin, o 1º Sargento Jaime Mika, atualmente Comandante do Corpo de Bombeiros de Palmeira e os civis, Altamir Sanson, Prefeito Municipal de Palmeira, Dr. Rodrigo Siqueira, Delegado da Polícia Civil, a Senhora Liliane Santos e o Senhor Felipe Preto Grzebielucka, representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural o Senar.
A cerimônia contou com as ilustres presenças do Tenente Coronel Sinderlei Júnior Ferreira da Paz, Comandante do 5º Batalhão de Suprimento, e do Coronel R1 Márcio Potengi de Mello, Tenente Coronel Carlos Palhari Neto, representando o Comandante da 5ª Região Militar, Tenente coronel Carlos Roberto Pauloni, comandante do 5º GACAP, além de diversos comandantes do outras Organizações Militares de Curitiba e Ponta Grossa, além de autoridades do município, como o Vice Prefeito José Ailton Vasco, Dr. Ariel Passoni Procurador Municipal, Dra Cláudia Sanini Ponich Bosco, Juíza da Comarca de Palmeira, Dr. Antônio Carlos Nervino, Promotor de Justiça do Ministério Público, o Tenente Coronel Rafael Lorenzetto, Comandante do Segundo Batalhão de Bombeiros de Ponta Grossa.
Após a formatura, os homenageados, seus familiares e um seleto número de convidados, participaram de um almoço de confraternização nas dependências do quartel, onde puderam relembrar os dias vividos naquele local, com aquele saudosismo típico de quem um dia vestiu a amada farda “verde oliva”.
Atualmente o Batalhão conta com o efetivo de 154 militares, entre oficiais, praças, muitos desses, filhos de Palmeira, cuja sociedade, enche-se de orgulho pela presença do Exército, crente que sua presença ao longo dessas 5 décadas, tem ajudado a moldar o caráter de nossos jovens, que tiveram a honra de incorporar suas fileiras, imputando um espírito de amor a terra palmeirense e a Pátria amada, Brasil.

Foto:  Sd Tobias e Sd Cologna