Médico destaca a importância do controle do diabetes no dia nacional da doença

Hoje, 27 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma data de extrema importância para conscientizar a população sobre essa doença que acomete mais de 16 milhões de pessoas ao redor do mundo. O diabetes, quando não controlado adequadamente, pode comprometer seriamente o sistema cardiovascular e levar a outras complicações graves.
Em conversa com o Dr. Gabriel Dutra, médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Rosa, ele falou sobre as medidas adotadas no município para atender e tratar os pacientes diabéticos.”Hoje venho falar sobre o diabetes mellitus, uma doença extremamente frequente na nossa população, especialmente em pacientes acima dos 40, 50 anos e em idosos. O diabetes tem um alto impacto na sociedade, com diversas comorbidades associadas, por isso nossas políticas públicas devem focar no diagnóstico precoce e no tratamento oportuno para evitar complicações”, explicou Dr. Gabriel.
Na ESF, são oferecidos exames de triagem e controle para o diabetes, como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, que fazem parte do arsenal de exames disponíveis para diagnóstico. “Quando o paciente é diagnosticado com diabetes, ele inicia os tratamentos necessários, incluindo medicações orais e insulinas, todas contempladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.
Dr. Gabriel destacou que o tratamento do diabetes não se resume apenas ao uso de medicações. “Nas consultas, é enfatizada a importância de uma mudança comportamental, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas”, afirmou. Além disso, os pacientes diabéticos recebem cuidados específicos para evitar complicações oftalmológicas, renais e nos pés, uma vez que o diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica e amputações.
A abordagem na ESF é multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, odontologistas, nutricionistas e técnicos de enfermagem. O agente comunitário de saúde desempenha um papel fundamental, garantindo que os pacientes façam o uso correto das medicações e não apresentem complicações.
Dr. Gabriel concluiu sua mensagem ressaltando a importância de procurar atendimento médico ao suspeitar de diabetes. “Todos os pacientes que tenham a doença ou suspeita dela devem buscar o seu médico na Estratégia de Saúde da Família para um diagnóstico oportuno e tratamento adequado”, orientou.
Texto: Da redação
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Casos de dengue em Palmeira sobem de 5 para 10 em uma semana
O número de casos confirmados de dengue em Palmeira dobrou em uma semana, passando de cinco para dez, segundo o boletim divulgado ontem (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde. O município já registrou 102 notificações da doença, das quais 52 foram descartadas e 40 seguem em investigação. Entre os Leia Mais