Médico alerta para a adoção de hábitos saudáveis na prevenção contra o AVC

Nesta sexta-feira (29) celebra-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), como um alerta para população.
O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.
O doutor Ricardo Rodrigues, médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Santa Rosa explica o principal sinal de alerta do AVC e a importância da prevenção. “É causado pela obstrução ou ruptura de um vaso sanguíneo no nosso cérebro. Normalmente como sinal ou sintoma a gente vai apresentar normalmente afetando um dos lados do corpo uma perda repentina na força, perda na sensibilidade, na nossa face um dos lados da boca pode ficar com desvio, uma dificuldade também para abrir os olhos. Alguns estudos epidemiológicos no mundo apontam que 1 a 4 pessoas vão apresentar AVC durante a vida, então é extremamente prevalente e a prevenção é essencial”. Disse ele ao destacar a importância do controle da pressão arterial e de lembrar que ser tabagista ou etilista são os principais fatores de risco.
A adoção de hábitos saudáveis possuem papel fundamental na prevenção, como lembrou o profissional de saúde. “Para prevenirmos, as mudanças de hábitos de vida são uma maneira essencial. Que seria: uma dieta balanceada, redução na quantidade de sal que consumimos diariamente, redução na ingestão de gordura, carboidratos, além também da prática de atividade física pelo menos quatro vezes por semana a cerca de 30 a 45 minutos por dia”, destacou o médico.
O AVC é uma emergência médica. Se achar que você ou outra pessoa está tendo um, é preciso dirigir-se com urgência ao serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico completo e tratamento.
Texto: Bruna Camargo com informações da Agência Brasil
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Casos de dengue em Palmeira sobem de 5 para 10 em uma semana
O número de casos confirmados de dengue em Palmeira dobrou em uma semana, passando de cinco para dez, segundo o boletim divulgado ontem (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde. O município já registrou 102 notificações da doença, das quais 52 foram descartadas e 40 seguem em investigação. Entre os Leia Mais