Mapa do Turismo Brasileiro indica avanço do segmento em Palmeira

Em fevereiro, o Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. Com a atualização, Palmeira passou do nível D para o C.
De acordo com a Assessoria da Prefeitura Municipal de Palmeira, a categorização é realizada através das seguintes variáveis de desempenho econômico:número de empregos, estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Dessa forma, os municípios são divididos por letras, de “A” a “E”.
O secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas Waldir Joanassi Filho falou sobre esta conquista para o município. “O fato de Palmeira passar do nível D para o C é uma conquista não só de trabalhos imediatos. É um trabalho que o prefeito Edir como é muito visionário nas áreas que atua, já vinha pensando e entendendo o turismo do município dando foco em alguns investimentos em Witmarsum”. O secretário fez menção ao Posto de Informações Turísticas de Witmarsum em funcionamento e o anúncio do início da obra de ciclovia feito no último dia 26. Investimentos em quadra e academia playground na região também foram citados por Joanassi.
A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro indicou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros, entre eles Palmeira. Com o avanço do turismo, o secretário comentou novos investimentos na área. “Outras ações vão ser tomadas, como o investimento no município na questão do Centro Histórico. Também estamos fazendo o Vagão do Artesanato que está quase pronto. O museu que vai ser o único do Brasil dentro de um cemitério está em operação. Enfim, é uma ação conjunta que vai resultar em sucesso lá no final”.
Joanassi também abordou a importância de mecanismos de organização de pontos turísticos distantes em Palmeira. “É importante fazer um trabalho para organizar o turismo, centralizando no município com o turismo cultural e histórico e a partir disso criar sub-roteiros para que essas áreas também sejam aproveitadas de alguma forma”.
Através do Mapa do Turismo Brasileiro é possível identificar o desempenho da economia do turismo, além de estimular políticas para o setor.
O secretário ressaltou também a participação do setor privação para o crescimento do turismo. “Lógico que o turismo não é só investimento público. A iniciativa privada tem que estar totalmente envolvida, engajada e querer o turismo. Então além de um trabalho de investimento é um trabalho de associativismo, que é a parte mais difícil. Organizar as pessoas para que entendam o turismo como algo rentável”.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil é a 10ª economia de turismo do mundo. Esse segmento gera impacto em vários setores, como gastronomia, hotelaria e artesanato, sendo responsável por 3,7%do PIB nacional.
Foto:Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Junho registra volume de chuvas acima da média em Palmeira
O mês de junho encerrou com precipitações bem acima da média em Palmeira. De acordo com os dados registrados diariamente nos pluviômetros da Comercial A.G., localizados no centro da cidade, o volume de chuvas atingiu 195 milímetros. O acumulado supera significativamente o registrado no mesmo período do ano passado, Leia Mais
Ex-jogador do Ypiranga, ‘Luiz Mosquito’ morre aos 68 anos de idade
Faleceu na manhã de ontem (30), no hospital de Medianeira, o senhor Luiz Carlos Pacheco de Lara, conhecido como Mosquito, aos 68 anos. Casado com Rosemari Delfrate de Lara, deixa os filhos Wallace e Wellington, além de netos, familiares Leia Mais
Com profunda tristeza, Palmeira se despede de Luis Otavio, 15 anos de idade
A cidade de Palmeira está de luto com o falecimento do jovem Luis Otavio Cordeiro de Oliveira, de apenas 15 anos, ocorrido na manhã de ontem (30), às 9h40, no Hospital da Unimed, em Ponta Grossa. Ele estava internado Leia Mais