Mapa do Turismo Brasileiro indica avanço do segmento em Palmeira
Em fevereiro, o Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. Com a atualização, Palmeira passou do nível D para o C.
De acordo com a Assessoria da Prefeitura Municipal de Palmeira, a categorização é realizada através das seguintes variáveis de desempenho econômico:número de empregos, estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Dessa forma, os municípios são divididos por letras, de “A” a “E”.
O secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas Waldir Joanassi Filho falou sobre esta conquista para o município. “O fato de Palmeira passar do nível D para o C é uma conquista não só de trabalhos imediatos. É um trabalho que o prefeito Edir como é muito visionário nas áreas que atua, já vinha pensando e entendendo o turismo do município dando foco em alguns investimentos em Witmarsum”. O secretário fez menção ao Posto de Informações Turísticas de Witmarsum em funcionamento e o anúncio do início da obra de ciclovia feito no último dia 26. Investimentos em quadra e academia playground na região também foram citados por Joanassi.
A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro indicou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros, entre eles Palmeira. Com o avanço do turismo, o secretário comentou novos investimentos na área. “Outras ações vão ser tomadas, como o investimento no município na questão do Centro Histórico. Também estamos fazendo o Vagão do Artesanato que está quase pronto. O museu que vai ser o único do Brasil dentro de um cemitério está em operação. Enfim, é uma ação conjunta que vai resultar em sucesso lá no final”.
Joanassi também abordou a importância de mecanismos de organização de pontos turísticos distantes em Palmeira. “É importante fazer um trabalho para organizar o turismo, centralizando no município com o turismo cultural e histórico e a partir disso criar sub-roteiros para que essas áreas também sejam aproveitadas de alguma forma”.
Através do Mapa do Turismo Brasileiro é possível identificar o desempenho da economia do turismo, além de estimular políticas para o setor.
O secretário ressaltou também a participação do setor privação para o crescimento do turismo. “Lógico que o turismo não é só investimento público. A iniciativa privada tem que estar totalmente envolvida, engajada e querer o turismo. Então além de um trabalho de investimento é um trabalho de associativismo, que é a parte mais difícil. Organizar as pessoas para que entendam o turismo como algo rentável”.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil é a 10ª economia de turismo do mundo. Esse segmento gera impacto em vários setores, como gastronomia, hotelaria e artesanato, sendo responsável por 3,7%do PIB nacional.
Foto:Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Detran-PR alerta para golpe com mensagens falsas referentes à suspensão da CNH
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os condutores sobre um novo golpe a motoristas em diferentes estados. Golpistas estão enviando falsas mensagens de texto por SMS, WhatsApp e e-mails, imitando notificações oficiais dos Detrans, que informam que Leia Mais