Mãe celebra quatro anos de vida do filho gerado em meio a um Câncer de Mama

Mãe celebra quatro anos de vida do filho gerado em meio a um Câncer de Mama

Publicado em: 27 out, 2021 às 12:08

Em meio a felicidade e realização em ter um bebê em seu ventre, a fase mais linda da vida da palmeirense, Juliana Silva, de 34 anos, exigiu resiliência e fé, ao descobrir que junto a gestação também havia de passar por um câncer de mama.
No início, Juliana buscou encontrar outras mulheres que estivessem passando pela mesma situação, ao se deparar com poucas histórias com desfecho feliz, ela decidiu que não iria aceitar as estáticas e iria batalhar pelo seu corpo e pela nova vida que estava gerando. “Foram muitas lágrimas diante do desconhecido futuro, e eu procurei não aceitar aquelas estatísticas. Com a força materna e o pulsar do coração de meu bebê que crescia e me dava sinais que queria e não desistiria da vida, fui à luta”, disse Juliana.
Ela conta que esteve a todo momento com esperança estudando os casos de sucesso, e buscando força para dar à luz ao pequeno Davi. “Mesmo grávida passei pelas tão temidas quimioterapias. Sabia dos riscos que corria pela minha vida e também do meu bebê”, explicou.
O caminho foi árduo, os dois passaram por cada gota da quimioterapia, por diversos procedimentos médicos e ao mesmo tempo em que a doença consumia o corpo de Juliana, se aproximava a hora do nascimento de Davi. “Davi veio a vida em 31/10/2017, um anjo lindo, cheio de luz, mais uma batalha foi vencida”. Juliana disse  também que na época não teve a oportunidade de amamentar o bebê por conta de tomar remédios fortes durante o tratamento do câncer.
Hoje, 4 anos após a luta contra o câncer de mama, ela usa dessa batalha como lição de vida. “Tive grandes e significativas mudanças de vida e hoje mais que tudo, celebra o amor e a humildade”, finalizou.
Juliana deixa um recado para quem está passando pelo diagnóstico ou para quem já passou. “Você não é o que te acontece, e sim o que você faz com o que te acontece, a doença não te define e não vai te definir. Seja cacto quando preciso, porém floresça quando chegar sua hora. Jamais desista de você.”, completou a mãe. 

Como prevenir o câncer de mama?
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Quais  os sintomas do câncer de mama?
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Da redação
Fotos cedidas por Juliana Silva