Presidente do Lions Clube de Palmeira fala sobre projetos e atividades da entidade
Hoje dia 13 é o Dia Internacional do Leonismo, em entrevista ao noticiário P7, o Presidente do Lions Clube de Palmeira, João Henrique Klas comentou sobre a data e sobre os trabalhos da entidade.
João iniciou comentando sobre sua inserção dentro do clube, seu pai foi o fundador da instituição e toda a infância e adolescência ele conviveu no clube acompanhando os trabalhos. “Comecei participar das reuniões, como de praxe, recebi o convite e me tornei sócio, um ano e meio depois virei presidente, numa época que eu digo assim até bem difícil, porque a gente tinha muitas pessoas ilustres, como ainda temos hoje, então eu muito novo, liderando pessoas, mas a gente foi se ajeitando com a ajuda dos companheiros e hoje estamos acho que na oitava gestão”, disse.
De acordo com o Presidente, 22 sócios fazem parte do clube, eles realizam reuniões quinzenais em sua sede própria, nas primeiras e terceiras quintas-feiras do mês as 20:00. Falando sobre serviços e ações, João pontuou sobre a fundação, construção e a manutenção do asilo Lar Acelino. “Foi o clube que fez que liderou tudo isso, até que teve um momento que não se conseguia mais administrar o clube e o asilo, se tornando uma coisa difícil, complexa, o asilo foi repassado para a associação São Vicente de Paulo, eles tocaram maravilhosamente bem, e o Lions pode seguir seu caminho e agora mais recentemente temos como marco esse nosso serviço na Santa Casa, desde 2001, nós estamos ali trabalhando pelo hospital”, comentou.
Ele comentou que o trabalho no hospital iniciou com um projeto de uma sala de emergências cardíacas. ” A gente via, sofria com parentes, amigos, falecendo de infarto, porque não havia mínima estrutura no local, em sequência a gente conseguiu um material para que o hospital fizesse um convênio com o hospital Bom Jesus em Ponta Grossa, depois de terminado isso aí, nós trabalhamos também no centro obstétrico (…), e os dois últimos grandes trabalhos foram as reformas físicas na Santa Casa, reformando a pediatria, a enfermagem 2, deixamos aquilo bem bonito, com camas novas, enxoval novo, piso, banheiro, e numa terceira etapa, fomos reformar a enfermaria onde funcionava antigamente, porque a enfermaria 2 estava desativada”, explicou.
João falou sobre o último grande trabalho na Santa Casa que foi uma parceria entre a fundação Internacional de Lions Clube, que é a que provém dinheiro para os clubes através de projetos. “Nós tivemos o projeto, fomos beneficiado em 100 mil dólares, existia uma parceria onde 25% desse valor foi a comunidade de Palmeira, através do Lions Clube que se movimentou e conseguiu isso, e a gente comprou o mamógrafo e digitalizamos toda a área de radiologia. Se a gente for avaliar, tudo o que foi investido nesses 20 anos passa de 1 milhão de reais (…)”, pontuou
O Presidente explicou também de que forma a comunidade pode estar somando, colaborando com o trabalho do Lions ou como uma pessoa pode se tornar um leão. “Se a vontade for essa, a gente tem o site do Lions Clube onde a gente consegue a referência dos membros, as pessoas podem fazer o contato e começar a frequentar e se gostar o convite já vem na sequência e vai trabalhar junto com a gente. Então todos são bem-vindos, existe um custo para isso, não é um custo muito alto, e a gente sempre fica alegre quando recebe pessoas novas”, disse o Presidente.
João comentou que em 2023 há um novo desafio, com a criação do CIAD (centro especializado de atendimento à diversidade) com a secretaria de educação, onde já está acontecendo atendimento a crianças e posteriormente encaminhamento a uma neuropediatra para que recebam os diagnóstico de dificuldades que elas podem estar apresentando em sala de aula. “Então essa é a nossa proposta para esse ano, e para os anos vindouros, dia 25 nós estamos fazendo uma assembleia para fundar uma associação para administrar o CIAD, seremos parceiros, mas a gente precisa de toda a comunidade, então nós estamos convidando toda a comunidade que desejar participar, a vir no dia 25 , às 20:00 no clube palmeirense, onde estará sendo fundado, então quem tiver o desejo de participar desse novo projeto é só chegar ali, se associar e fazer parte da assembleia de fundação dessa entidade, é algo novo, não existem muitas referências nos Campos Gerais desse atendimento e nós estamos inovando junto com o projeto valores e junto com a secretaria municipal de educação”, comentou João.
Texto e foto: Andrea Borges
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais