Líder da Bancada Feminina destaca trabalho das deputadas na Alep
Neste ano, entrou em vigor a Primeira Bancada Feminina da história da Assembleia Legislativa do Paraná. A criação, aprovada em 2022, garantiu a presença das deputadas na Mesa Diretora da Assembleia a partir desta legislatura. Um avanço regimental, político e histórico.
Mabel Canto (PSDB) foi escolhida como a primeira líder da história da bancada. Em entrevista à Ipiranga FM ela destaca que a bancada feminina da Assembleia Legislativa, é composta por um número histórico de 10 Deputadas Estado do Paraná. “Nós temos trabalhado unidas em prol dos direitos das mulheres paranaenses na assembleia legislativa, inclusive já temos uma lei sancionada de autoria de todas as deputadas, que trata da questão da separação de leitos, para aquelas gestantes e parturientes que tiveram seus filhos natimortos ou tiveram óbito fetal durante a gestação, elas vão ficar agora em espaços separados nos hospitais e maternidades do Estado, nós sabemos que é um momento de muita fragilidade, tanto para a parturiente quanto para a família, e elas quando ficam nos espaços, nos leitos com outras gestantes que tiveram seus filhos com saúde, isso causa, inclusive, danos psicológicos muito grandes”, explicou a Deputada.
Também foi protocolado um projeto na assembleia que trata sobre a reserva de assentos exclusivos para mulheres no transporte coletivo rodoviário intermunicipal. “É um projeto também em conjunto, que traz a possibilidade das passageiras das mulheres realizarem viagens em poltronas destinadas somente a elas, separadas de outros homens. Sabemos que, infelizmente, a questão do assédio sexual tem aumentado, recebemos muito essa demanda de passageiras, de mulheres aqui do Estado e, portanto, esse projeto está tramitando na Assembleia”, contou Mabel.
Texto: Da redação
Foto: Assessoria Mabel Canto
Notícias Relacionadas
Carreata Solidária irá movimentar as ruas de Palmeira neste fim de semana
Neste sábado, 21 de dezembro, a cidade de Palmeira será palco de uma carreata solidária que promete movimentar as ruas e levar alegria à comunidade. A ação, organizada por Camila Marcovicz, visa promover a integração entre os moradores e Leia Mais